Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nova UBS Maringá leva atividades de saúde para os bairros

Publicada em 15/04/2019 às 12:10

A Nova UBS Maringá realizou, mais uma atividade descentralizada para os usuários do equipamento de Atenção Básica. Desta vez, o Jardim Copacabana recebeu a equipe para palestra sobre hipertensão e atividades físicas. Os participantes aferiram a pressão arterial, peso e altura em um cartão pessoal, que será atualizado todas as vezes que passar pela unidade.

As atividades descentralizadas fazem parte do novo conceito aplicado para o atendimento, a partir da implantação da Nova UBS

De acordo com a diretora de Atenção Básica, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, as atividades descentralizadas fazem parte do novo conceito aplicado para o atendimento, a partir da implantação da Nova UBS. “A Nova UBS Maringá ganhou, além de reforma estrutural, ampliação de espaço e de servidores, ambiência e humanização no atendimento, que inclui, também, as ações fora do ambiente da UBS. Além de divulgar o serviço, funciona como uma busca ativa de pacientes nos bairros”, explica.

João Coraine, 82 anos, é diabético e toma medicação para controlar a doença. “Eu aprovei essa ação fora da Nova UBS. A equipe passa no bairro, conversa com as pessoas, tira as dúvidas das pessoas e sempre ganhamos mais alguma informação nova. Agora eu tenho um cartão para registrar a pressão, toda vez que passar com o médico ou com a enfermeira”, conta.

Celicina Fonseca de Oliveira, 76 anos, tem bronquite, colesterol alto e problemas na tireoide. “Gostei muito de participar dessa palestra aqui. Eu nunca pratiquei nenhum exercício. Com a explicação dos médicos, vou começar a me exercitar. Faz muito bem para a saúde”, comenta.

Para a gerente da Nova UBS, Gleice de Frias Santos, a próxima atividade descentralizada será na região do Jardim Martins. “A identificação da necessidade é feita pela agente comunitária de saúde, que conhece a sua microrregião, e desenvolvida atividade específica para o atendimento do público”, detalha.

No Jardim Martins a ação será direcionada para as atividades físicas. “Temos muitos pacientes que são idosos, depressivos e que precisam de atividades para melhorar a qualidade de vida. A iniciativa levará para eles, em espaço próximo da residência, atividades que poderão ser realizadas, respeitando as limitações do organismo, mas que proporcionarão grande ganho”, explica a agente, Sueli Komatsu Assis.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/15/nova-ubs-maringa-leva-atividades-de-saude-para-os-bairros/

Apoio