Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Hoje é Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro!

Publicada em 23/04/2019 às 11:34

Não, não duvide não! São Jorge existiu e foi santo. A Igreja não tem dúvida disso: nem de que ele é santo e nem de que foi mártir. Sua memória está preservada no dia 23 de abril. São Jorge foi mártir. O culto a ele começou desde os primeiros anos da Igreja em Lida, na Palestina, onde ele foi decapitado e sepultado no início do século IV. Seu túmulo era alvo de peregrinações na época das Cruzadas, no século XII, quando o sultão muçulmano Saladino destruiu a igreja construída em sua honra.

Imagem estilizada de São Jorge matando o dragão

Imagem: Pixabay

Foi ali que surgiu a lenda do dragão, em razão do texto apócrifo (não aprovado canonicamente) que trata do seu martírio e paixão. Ali aparece o dragão! O original diz assim: Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres”.

Trata-se provavelmente de uma metáfora criticando as autoridades romanas que matavam cristãos em espetáculos públicos. Jorge foi condenado à morte por ter se recusado, como soldado, a perseguir e matar os seguidores de Jesus Cristo. E converteu-se.

No século V já havia cerca de 40 igrejas em sua honra no Egito. Em toda a Europa multiplicaram as suas igrejas. Em 1222, o Concílio Regional da Igreja Anglicana de Oxford, na Inglaterra, estabeleceu uma festa em sua honra, e nos primeiros anos do século XV, o arcebispo de Cantuária, na Inglaterra, ordenou que esta festa fosse celebrada com tanta solenidade como o Natal. No ano de 1330, o rei católico Eduardo III da Inglaterra já tinha fundado a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge.

São Jorge, além de haver dado nome a cidades e povoados, foi proclamado padroeiro de muitas cidades como Gênova, Ravena, Roma, de regiões inteiras espanholas, de Portugal, da Lituânia e da Inglaterra, com a solene confirmação, para esta última, do Papa Bento XIV. Embora mártir cristão, seu culto e sua devoção alcançam pessoas de muitas outras profissões religiosas. Entre outras coisas, ele é considerado intercessor pela saúde dos animais domésticos.

A tradicional Oração de São Jorge, acompanha a devoção. Diz ela:

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/23/hoje-e-dia-de-sao-jorge-o-santo-guerreiro/

Apoio