Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Presos do semiaberto iniciam trabalhos de limpeza na cidade

Publicada em 23/04/2019 às 18:42

Como resultado do convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), os presos do regime semiaberto iniciaram esta semana os trabalhos de conservação e limpeza da cidade. O primeiro bairro onde os detentos atuam é o Distrito Industrial, uma das regiões de maior demanda no Município, segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Primeiro grupo iniciou os trabalhos esta semana pelo Distrito Industrial

De acordo com a UGISP, o grupo já limpou cerca de 2 mil metros quadrados de áreas verdes desde o início do trabalho. Ao todo, a região conta com cerca de 30 mil metros quadrados de áreas que serão limpas pelos detentos.

Quando o trabalho no Distrito Industrial for concluído, o grupo passará a atuar no bairro Rio Acima. Um agente penitenciário faz a fiscalização dos trabalhos.

Conforme o convênio, 70 presos da Penitenciária de Franco da Rocha, que estão no regime semiaberto (presos de baixa periculosidade), vão trabalhar na iniciativa. Trata-se de um complemento às ações de zeladoria realizadas nas ruas pelas equipes da Prefeitura.

“É importante também considerar o caráter social da iniciativa, já que o Estado tem essa mão de obra disponível com a oportunidade de aprender uma qualificação e não retornar ao sistema prisional”, destaca o prefeito.

A duração do convênio é de até quatro meses, renovável por igual período até o limite de 60 meses. Os participantes são selecionados pela FUNAP entre os detentos da Penitenciária de Franco da Rocha I. Eles devem ser moradores da Região de Jundiaí e estar em regime semiaberto.

A jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com uma hora de intervalo para almoço. A UGISP paga diretamente à FUNAP o valor de R$ 998 por mês por cada detento participante do convênio, além de vale-alimentação e vale-transporte. O repasse do valor para o detento é de responsabilidade da FUNAP, assim como os aspectos relativos à segurança e fiscalização do serviço.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/23/presos-do-semiaberto-iniciam-trabalhos-de-limpeza-na-cidade/

Apoio