Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após perder o movimento das patas traseiras, Tatu ganha ‘cadeira de rodas’

Publicada em 25/04/2019 às 11:04
Tatu com cadeira de rodas.

Animal vem sendo tratado no Iema por médicos veterinários

Doente e paraplégico, o tatu de cinco meses, conhecido como Bolinha, chegou ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apenas para se recuperar, mas acabou conquistando os veterinários e ganhou até uma “cadeira de rodas” para conquistar mais independência.

Bolinha quase morreu de desnutrição e estava com sérios problemas crônicos. Para entender como o animal chegou a esse ponto é necessário voltar a dezembro de 2018.

Uma pessoa entrou em contato com os profissionais do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres (Cetras), setor que fica no Iema, dizendo que tinha encontrado um filhote de tatu em uma rodovia. Segundo o veterinário Luis Felipe Mayorga, o relato causou estranheza, pois o animal era manso, estava fraco, mas não estava ferido. Para a equipe que o atendeu, não se tratava de um animal que estava vivendo livre na natureza e não tinha sido atropelado.

O animal na verdade estava anêmico, desnutrido, com várias doenças e com sinais de maus-tratos. O veterinário que o atendeu constatou que a paraplegia foi consequência de desnutrição e doenças.

Recomeço

Na nova “casa”, Bolinha tem a companhia de outros animais, todos vítimas de maus-tratos, abandonados ou que necessitam de algum atendimento médico específico. Como não se locomove muito bem, Bolinha não consegue mais cavar e entrar em buracos na terra, comportamento comum na espécie.

Mesmo assim, segundo Luis Felipe, o animal conseguiu mais independência com o auxílio de uma “cadeira de rodas”, ou um “carrinho”, como os profissionais do Iema gostam de se referir. A ferramenta é usada para sustentar as patas traseiras de Bolinha.

Bolinha ainda está sob cuidados veterinários, toma remédios e faz tratamento intensivo. Luis Felipe revela que ainda é incerto dizer que o tatu pode voltar a andar normalmente um dia. No Iema os animais recebidos passam por tratamento por um tempo e, após recuperados, eles são encaminhados para o Ibama-ES. O médico veterinário acredita que esse deve ser o futuro de Bolinha.


Leia mais CidadesMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/25/apos-perder-o-movimento-das-patas-traseiras-tatu-ganha-cadeira-de-rodas/

Apoio