Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Morador da periferia de SP se torna pesquisador em Harvard

Publicada em 29/04/2019 às 13:36

Há alguns meses, Johnatan Padovez, 22 anos, jamais imaginou onde estaria hoje. Nascido na Zona Sul de São Paulo, viveu a maior parte da vida em Santo Amaro, depois se mudou para a Vila São José, e hoje está morando nos Estados Unidos, como um Research Student (estudante pesquisador) no Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Tudo começou com uma vontade que foi surgindo aos poucos: a de se tornar médico. Ele conta melhor sobre isso: “minha mãe é enfermeira, então eu sempre admirei a forma com que ela falava com os pacientes e como ela se dedicava ao máximo para fazer o melhor para eles. Esse olhar de gentileza e de amor ao outro me inspiram até hoje. Além disso, ter um pai professor que sempre estimulou muito o estudo foi um ponto chave para seguir na dura caminhada dos estudos. Por fim, essa decisão foi também fortemente mantida, porque minha irmã me deu o suporte emocional necessário para que eu não desistisse desse sonho”.

Depois de completar o Ensino Fundamental em colégios particulares de bairro (sempre com bolsas parciais) e o Ensino Médio, em um colégio público técnico na Zona Norte de São Paulo, resolveu então fazer vestibular para Medicina. A dedicação aos estudos resultou na aprovação para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde ele cursa o 4º ano, agora pausado pelo intercâmbio em Harvard.

Johnatan explica sobre o processo de aplicação para o programa: “desde que entrei na faculdade, eu sabia da existência desse projeto, mas não imaginava que eu fosse capaz de conseguir entrar. Quando cursava o 3º ano, decidi tentar. Eu sabia que a disputa era grande e que o patrocínio da viagem era difícil, mas conheci alguns colegas que haviam conseguido em anos anteriores e que me encorajaram fortemente a prestar”.

Sem muitas expectativas, ele passou nas três fases do processo, que envolviam análise de currículo, carta de motivação escrita em inglês e uma entrevista, também em inglês, com os professores de Harvard.

Desde janeiro deste ano, quando começou o intercâmbio, Johnatan passa a maior parte do tempo em um laboratório desenvolvendo procedimentos e encaminhando projetos, além de participar de seminários semanais sobre escrita científica e discussões sobre os rumos da ciência em geral.

“A rotina é intensa, principalmente porque tenho muita responsabilidade sobre os experimentos. Tem dias que fico de manhã até de noite preparando tudo, mas, apesar disso, a rotina é muito animadora, tenho professores e orientadores que se importam muito com meu aprendizado e tenho crescido muito todos os dias”, compartilha ele.

Segundo ele, a ficha ainda não caiu, pois parece que está vivendo um sonho. De sonhos, aliás, ele entende bem e ainda tem muitos a realizar pela frente: “como professor, quero lutar para que haja cada vez mais jovens nas universidades e para que tenhamos uma educação reconhecida internacionalmente. Como médico quero defender a saúde como direito de todos e agir em sua expansão principalmente nas áreas mais periféricas e desassistidas. Como pesquisador, quero produzir conhecimentos que melhorem a vida diária das pessoas”, diz Johnatan.

(Razões Para Acreditar)


Leia mais EducaçãoVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/29/morador-da-periferia-de-sp-se-torna-pesquisador-em-harvard/

Apoio