Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

GMJ e GGIM intensificam prevenção à criminalidade

Publicada em 30/04/2019 às 10:45

Para analisar e discutir os problemas identificados na comunidade relacionados à segurança; planejar ações específicas; buscar a viabilização e evolução das alternativas de solução preventiva visando ao tratamento de problemas de segurança detectados nas diferentes regiões da cidade, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) criados em Jundiaí realizam mensalmente a sua reunião ordinária.

Para pontuar os trabalhos realizados ao longo do mês de abril, o Conseg Jundiaí Leste – sua presidente é Andréa Bonamigo dos Santos – realizou mais um encontro na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio); dentre os presentes, o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), inspetor Benedito Marcos Moreno, acompanhado pelo inspetor Dênis Fernando Berni; o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Aloysio Queiroz; o capitão PM Fernando Augusto Biancardi (comandante da 1ª Cia. do 49° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI)/I; entidades e moradores.

Durante o encontro foram apresentadas as demandas dos bairros que integram o Programa Vizinhança Solidária, instituído pela Polícia Militar, que tem por objetivo a mobilização social para o fortalecimento da cultura de paz a partir da integração entre as pessoas que convivem no mesmo bairro, a cooperação comunitária. A presidente informou aos presentes sobre a votação ao Projeto de Lei sobre Perturbação ao Sossego e a Audiência Pública que tratou da “Campanha de Prevenção Primária no Combate à Criminalidade”, realizada na Câmara Municipal de Jundiaí.

Como acontece a cada dois anos, houve a eleição por aclamação da nova Diretoria para a gestão 2019/2021, sendo reeleita a atual presidente e como vice Paulo César Rostaiser, morador no Jardim da Fonte.

O Conseg Jundiaí Leste compreende as áreas atendidas pelos 2º, 3º e 4º Distritos Policiais (DPs), referente à 1ª Cia. do 49º Batalhão da Polícia Militar (BPMI), colocando em pauta as solicitações comuns aos moradores dos bairros Rio Acima; jardins da Fonte, Roma, Danúbio e Rio Branco; Santa Rosa/Corrupira, Horto Florestal/ Bosque dos Pinheirinhos; Caxambu; Portal do Paraíso II; vilas Marlene, Arens e Progresso; parques da Represa, Centenário; bairros da Colônia e Ponte São João; Condomínio Vivenda.

Semana de Cidadania e Segurança 2019
O Conseg São Paulo completa este ano 34 anos de criação; sendo assim, pelo Regimento no Estado, todos os demais municípios que possuem a entidade estruturada, em plena atividade, devem promover uma semana de atividades especiais no mês de maio.

Nada melhor para se comemorar o trabalho dos Consegs com palestras e ações de prevenção primária ou social – segundo o Ministério da Justiça, inclui ações que objetivam enfrentar, de pronto, os fatores de vulnerabilidade presentes no dia a dia da população.

Por isso os Consegs Jundiaí Leste, Barão de Jundiaí e Japi Jundiaí estarão reunidos para promover um ciclo de palestras que acontece no próximo dia 13 de maio (segunda-feira), às 19 horas, na Câmara Municipal de Jundiaí: o cadastro de participantes tem início às 18h30. Na programação: Segurança – Nelson Messina Filho; Programa Vizinhança Solidária – capitão PM Fernando Augusto Biancardi; Violência Doméstica – dra. Renata Ono, titular da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM; e Patrulha Guardiã Maria da Penha – GM Melo.

Já no dia 14 acontece um workshop de Krav Maga Bukan (defesa pessoal), num evento somente para mulheres, das 19 às 22 horas, na Avenida Comendador Antonio Borin, 3.480, Caxambu, na Base da 1ª Cia. Do 49º BPMI. Para o ingresso ao evento levar três caixas de chá mate, ou quatro pacotes de bolacha salgada que serão doados ao Instituto Luiz Braile. Vestir camiseta branca e roupas confortáveis, levar garrafa de água, chinelos e uma caneta”, convida a presidente.


Leia mais CidadesSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/30/gmj-e-ggim-intensificam-prevencao-a-criminalidade/

Apoio