Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

Publicada em 02/05/2019 às 13:31
Casal surdo que teve atendimento.

Casal de surdos teve atendimento especial por médico que sabia usar a Libras em Italva, no Rio de Janeiro.

Imagine chegar à emergência de um hospital com fortes dores e não conseguir passar para o médico o que está sentindo? O casal Patrick Elias e Raquel Talon, que são surdos e não aprenderam a falar, faz parte dos mais de 9,7 milhões de pessoas que têm deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE. Mas ao procurar a emergência de uma unidade do SUS em Italva, no Noroeste Fluminense, no domingo (28), o auxiliar de serviços gerais, de 40 anos, e a artesã, de 27, foram surpreendidos pela atitude do médico, que começou a se comunicar em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Se para o casal foi a primeira experiência, para o Dr. Fred Nicácio, de Campos dos Goytacazes, foi a terceira. Ele contou que não é fluente em Libras, mas consegue se comunicar e entender os sintomas do paciente. Nicácio também comentou que logo que o casal entrou, Raquel já assumiu a comunicação informando que eram surdos. Ele respondeu prontamente com os sinais.

Raquel já nasceu com a deficiência auditiva e, apesar de também não ser fluente em Libras, concluiu o ensino médio e desenvolveu a escrita. Já Patrick, perdeu a audição aos sete anos devido à uma meningite, depois não conseguiu mais desenvolver a habilidade da fala. Ele estudou até a 4ª série do antigo ensino fundamental mas não conseguiu se alfabetizar, por isso, precisou da ajuda da mulher durante o atendimento médico.

Dr. Fred explica que a Língua Brasileira de Sinais é uma matéria eletiva disponibilizada por algumas faculdades, mas, para ele, deveria ser obrigatória. Com mais essa experiência, ele disse que vai continuar se aprimorando em Libras.

História e Educação

Foi no governo de D. Pedro II que os surdos começaram a ter acesso à educação no Brasil. O imperador criou a primeira escola de educação de meninos surdos, onde hoje funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro. Apesar da primeira escola ter sido criada em 26 de setembro de 1857, apenas em 2002, ou seja, 145 anos depois, que, por meio da sanção da Lei n° 10.436, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no País.

Apesar dos esforços, é preciso mais avanços e políticas públicas inclusivas. O ensino de Libras ainda não é uma realidade na maioria das escolas. Patrick e Raquel tem uma filha que vai fazer quatro anos e em breve estará na escola. Ela não é deficiente auditiva e nem muda, mas, segundo a cunhada de Patrick, Rilva Oliveira, a comunicação do casal com a própria filha é um grande desafio para eles. Raquel guarda com carinho o recorte de um jornal contando a história da instituição que a acolheu, a Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), em Campos, que oferece diversas atividades inclusivas.

(Fonte/Imagem: G1)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/02/medico-surpreende-casal-surdo-ao-usar-libras-em-atendimento-de-emergencia/

Apoio