VÃdeo de estudantes cantando música ‘Me libera’ em Libras viraliza na web
“O que pensa que eu sou, se nã sou o que pensou? Me libera, não insista…” O hit da banda Djavú, que há anos agita os brasileiros, ganhou uma versão especial que viralizou na web, mas agora em forma inclusiva: em Libras – a segunda lÃngua oficial do Brasil.
Sob orientação da professora Maria Angela de Oliveira, os estudantes Vivian Piloto, Eduardo Lira, Gabriela Santiago, Mattheus Ferreira e Matheus Sakaguchi , do 5° semestre de jornalismo de uma universidade de Sorocaba, produziram um vÃdeo em que cantam a música “Me libera” que teve mais de 87 mil visualizações no Instagram e mais de 6 mil no Facebook até esta quarta-feira (8).
No vÃdeo, os estudantes cantam em português e Libras e dançam, sem economizar no gingado e rebolado que o ritmo musical provoca. As imagens que passam ao fundo dos integrantes também divertem o espectador. A pedagoga, doutora em educação matemática e especialista em Libras e educação de surdos, explicou que os alunos aprendem a importância da expressão facial e corporal na comunicação em Libras.
Eduardo Lira contou que a publicação teve a intenção de mostrar aos amigos próximos, porque o grupo achou o resultado divertido. Ele ainda acredita que o tom de brincadeira chamou a atenção dos internautas, que comentaram e compartilharam a publicação. Vivian Piloto contou que o vÃdeo tem a importância educativa de ser em Libras, mas o tom brincalhão acabou despertando o interesse até mesmo de quem não conhece a lÃngua.
Já sobre a escolha da música, os estudantes não sabem ao certo como decidiram, apenas queriam um ritmo animado e fora do comum. A educadora ainda explica que a lÃngua brasileira de sinais completa, em 2019, 17 anos de reconhecimento como segunda lÃngua oficial do Brasil. Maria Angela acredita em uma sociedade que fale português e Libras simultaneamente.
A nova geração de profissionais que as universidades estão formando também é motivo de orgulho para a professora.