Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura e CPS e TVTEC diplomam alunos de abril; oferta já bate em 1640 vagas

Publicada em 14/05/2019 às 19:40

A Rede TVTEC teve outra noite de gala, nesta terça-feira (14), com a entrega de certificados para as pessoas qualificadas nas 255 vagas oferecidas nos cursos de abril. A emissora, da Prefeitura de Jundiaí, já ofereceu 1.640 vagas desde que começou a funcionar como a primeira escola pública gratuita do País em tecnologias digitais e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza, em agosto de 2017.  E no mesmo período certificou 1.117 pessoas em seus cursos. Só este ano – de janeiro a maio – foram oferecidas 870 vagas.

A novidade de abril foi o primeiro Curso Básico de Locução para Rádio e Televisão, ministrado pelo radialista Paulinho Maurício, com mais de 30 anos de experiência no mercado.

homem dando entrevista em cenário de televisão

Paulinho Maurício: experiência que superou expectativa

“Foi uma experiência maravilhosa”, conta. “Vim de coração aberto, me preparei e a aceitação e o aproveitamento da turma, muito entusiasmada, superaram qualquer expectativa”, adianta.

Entre os qualificados na matéria, está Eduardo Cardoso, de 33 anos, com 40% da capacidade visual.”Aprendi muita coisa”, contou.

“Desde a locução para vendas num varejão, até a maneira de colocar a voz ou de fazer uma narração esportiva”, explica. “Estou muito feliz e meu projeto, agora, é conseguir emprego em uma emissora de rádio e fazer um bom trabalho, seja na área que for, como radialista”, acrescenta.

Entusiasmado, Eduardo sonha em trabalhar como locutor

Eduardo Рcarinhosamente chamado de Dudu pelos colegas da turma Рfoi acompanhado, nos 14 encontros dessa turma, de tr̻s horas cada uma, pela ṃe, dona Waldelis.

“Eu o acompanho em tudo que ele faz. É minha missão”, avisa ela. “O melhor de tudo foi que ele foi acolhido de uma maneira fantástica pela equipe da TVTEC, pelo professor e pelos colegas”, comemora. “Em nenhum momento ele foi discriminado por sua deficiência. Aqui todo mundo o tratou como um igual”, completa.

Graziela: jornalista fez o curso e acabou apaixonada por Rádio

 

Nessa turma, ainda, a jornalista Graziela Avelar foi uma das pessoas que deu carona ao Eduardo e à mãe dele, no final das aulas, à noite.

“Ele foi um aluno fantástico, sempre entusiasmado. Um exemplo de superação para todos nós”, compara. “Sobre o curso e as oportunidades que oferece a TVTEC, fico impressionada. Eu vim para melhorar a minha fala, já que meu interesse era mais televisão. O professor me fez ficar apaixonada pelo Rádio”, garante.

Para a jornalista Mônica Gropelo, superintendente da Rede TVTEC – Fundação TVE Jundiaí, o projeto de economia criativa e qualificação com cursos rápidos nas áreas de tecnologia e produção audiovisual, desenhado pelo prefeito Luiz Fernando Machado para revitalizar a emissora e dar a ela utilidade pública, “está consolidado”.

“Claro que há um caminho árduo a ser percorrido ainda. Mas quando existe um projeto como esse, a retaguarda do Centro Paula Souza e uma equipe qualificada como a da TVTEC, qualquer obstáculo é superado com facilidade”, avalia a profissional.

“E o que dá forças, energia, é ver seres gigantes, perfeitos e verdadeiramente completos como o Eduardo e a dona Waldelis, mãe dele.  Conversei com eles e sai daquela conversa sabendo que são seres inteiros, espalhando sabedoria e sobra de generosidade por onde passam. Passaram por nós, felizmente, graças a Deus… ”

MAIS DEPOIMENTOS

O jovem Simão Lira, já fez três cursos – o primeiro, Fazendo Vlogger, com apresentador Márcio Miguel; Curta Metragem, com o professor Sílvio Romão e o de Planejamento de Mídias Sociais, com a jornalista Mariana Batista. “Estou recebendo a certificação dos cursos de abril. Todos eles foram qualificações importantes para o que pretendo fazer, especialmente atuar mais nas mídias, criar um canal no YouTube. O conhecimento que adquiri vai me ajudar nesses meus projetos”, avalia Simão que trabalha atualmente na área de Recursos Humanos.”Pretendo me qualificar na área de Comunicação, Marketing e mídias”, afirma.

A professora Flávia Curado já formou sete turmas, desde junho de 2018, na TVTEC, entre workshops e turmas de 40 horas. As turma de abril foi a de Prática de Mídias Sociais. “A experiência tem sido maravilhosa. Você aprende técnicas novas. Você tem que estudar muito. Você aprende a lidar melhor com as pessoas”, comenta.

Flávia considera a ação da TVTEC importantíssima, considerando-se a economia do País. “Essa forma de olhar e atender o mercado, servindo as pessoas, preocupada com as pessoas que estão iniciando, empreendendo, a TVTEC é um diferencial. Como é também para as pessoas que querem se reinserir no mercado”, conclui.

Para Gabriel Karner Oliveira, que fez o workshop de Vídeos Corporativos, que no momento está desempregado, embora seja formado em Rádio e TV,o aprendizado vai agregar conteúdo à sua formação acadêmica. “Eu pretendo me desenvolver e trabalhar na área de audiovisual, em que me formei, atuando junto a empresas de pequeno, médio e grande porte, produzindo vídeos corporativos”, revela Gabriel.

(Por Pedro Fávaro Jr.)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/14/tvtec-tem-noite-de-formatura-para-alunos-das-255-vagas-oferecidas-em-abril/

Apoio