Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaiense de 52 anos redescobre a emoção de voltar a estudar

Publicada em 15/05/2019 às 16:56

Edvaldo Pessoto foi um dos alunos do curso de Prática de Mídias Sociais da TVTEC que, na noite da terça-feira (14), lotavam e enchiam de entusiasmo o Beco do Michael (a antiga garagem da TVE Jundiaí) que virou uma espécie de auditório para formaturas dos cursos realizados na emissora.

Foto de mulher lendo folha de papel branco que segura com as duas mãos

A jornalista Mônica Gropelo lê o discurso de Edvaldo

Por ali passaram, desde agosto de 2017, 1.117 pessoas qualificadas em 1.640 vagas oferecidas – 870 só neste ano de 2019 para a formação gratuita que é oferecida, em cursos de 40 horas e workshops de produção audiovisual e tecnologia digital. A TVTEC, da Prefeitura de Jundiaí, é a primeira escola pública gratuita do país nessas áreas, em convênio com o Centro Paula Souza.

Compenetrado desde o início do curso, atrás de se atualizar e se reinserir no mercado de trabalho,  bacharel em Direito e corretor de imóveis, aos 52 anos, em busca de novas oportunidades, com muita gana, Edvaldo conquistou o respeito dos colegas e das colegas e acabou sendo escolhido para escrever um pronunciamento, em  nome da turma.

Nele – que foi lido pela superintendente da TVTEC, jornalista Mônica Gropelo –, Edvaldo agradeceu autoridades, professores e companheiros de classe e fez um apelo à superação: “Nunca é tarde para nada. Basta não desistir”.

ABAIXO A ÍNTEGRA DO DISCURSO

“Agradecemos, inicialmente, ao sucesso da parceria entre a TVTEC, Centro Paula Souza e Prefeitura Municipal de Jundiaí pela realização dos cursos e dos workshops. Um especial “Muito Obrigado” a Professora Flávia Curado, pela dedicação, pela paciência e pelo dever cumprido com a nossa turma.

Não posso deixar de mencionar e saudar aos outros professores e aos outros formandos, aqui presentes, para receber seu certificado, e a todos os outros presentes, neste dia festivo.

Foto de homem grisalho, de camisa clara, braços cruzados e de óculos, numa plateia

Edvaldo, na diplomação: foco na reinserção no mercado de trabalho

Podemos dizer que a TVTEC é a televisão que virou rádio, mas não, pois foi a televisão que se modernizou, se digitalizou… Em outras palavras, se aprimorou para aumentar a sua abrangência e o seu alcance, graças ao advento da tecnologia e da internet, sem medo de poder errar, e não errou.

Aprimorou também os nossos conhecimentos sobre as Redes Sociais, nos colocando em contato com os tempos modernos, tempos em que, quem não acompanhar, ficou para trás, já passou, já foi e não volta mais.

Alguns vieram aqui para impulsionar uma agência, uma empresa, um serviço ou até um emprego.

Outros vieram aqui para impulsionar a vida, uma vontade, um sentimento de não querer mais ser considerado apenas como um número, e aqui, encontramos pessoas, que nos trataram como pessoas, independente de nossa idade, de nosso estudo ou de nossa classe social.

Como é bom se sentir bem acolhido, num ambiente, onde ouvimos e podemos falar. Os dois lados aprendem. Os dois lados crescem.

Disse outro dia, o aluno Paulo Berro, em um encontro com o Prefeito: “É a democratização do ensino”, pois este conhecimento está aberto para todos.

E a nossa colega de classe, a Thais Leal, “é o cumprimento de um dever. É o dinheiro público sendo bem empregado”, formando alunos, e os tornando profissionais especializados.

E termino com a frase: ‘Nunca é tarde para nada, basta não desistir…’”


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/15/aos-52-anos-aluno-diplomado-em-curso-da-tvtec-jundiai-superacao/

Apoio