Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Benefícios de práticas corporais atraem homens para atividades

Publicada em 15/05/2019 às 17:22

Eles não representam nem 10% dos participantes dos grupos disponíveis pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – que desenvolvem atividades de forma regionalizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) -, porém, os homens que participam das práticas corporais colhem os benefícios das atividades direcionadas para a promoção da saúde. Os grupos, disponíveis em toda da rede de saúde de Jundiaí, são abertos para a população, que deve procurar pela sua unidade de referência para identificar as ofertas disponíveis.

Vair , de 78 anos, não toma medicamentos e pratica atividades físicas desde os 40 anos

Vair Vançan, 78 anos, é um exemplo de boa saúde. Participa dos grupos de práticas corporais desenvolvido pelo Nasf-2 na UBS Esplanada e no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (Cece) Francisco Dal Santo, além de caminhar diariamente. “Eu faço o Lian Gong e a ginástica e percebo que as atividades são fundamentais para manter a minha saúde. Não tenho nenhuma dor e não faço uso de qualquer medicação. Já levei vários conhecidos para participar e comprovar os benefícios”, detalha o idoso, que desde os 40 anos pratica atividades físicas regularmente.

Já Aparecido Coelho, 68 anos, começou no grupo de Lian Gong há um ano, levado pela esposa, Lourdes Maria Coelho, 64 anos. “Ela fazia várias atividades e de tanto insistir, resolvi ir junto. Gostei. Hoje percebo os benefícios que estou tendo. Melhora a disposição e a nossa interação. Nesse tempo, descobri um câncer, e sei que a atividade está me ajudando e fortalecendo contra a doença. O Lian Gong me mantém ativo, em contato com os amigos, converso e distraio”, explica o idoso, que iniciará o tratamento com quimioterapia contra o linfoma.

De acordo com o profissional de educação física do Nasf-2, Marlon Roberto Beisegel, existem vários grupos disponíveis para as atividades de promoção da saúde. “Especificamente para a regional Nasf-2, existem ofertas de ioga, Lian Gong e ginástica. Todas promovem a saúde, mas cada uma com a sua peculiaridade. Ioga e Lian Gong promovem o relaxamento, a concentração e a consciência corporal. Já a ginástica é direcionada para a força e queima calórica, tudo adaptado conforme à realidade do grupo. Não há diferença nos benefícios entre homens e mulheres. O importante é que os homens estão ampliando o interesse em cuidar da saúde, e há espaço e oferta para o atendimento a todos”, adianta.

Por semana, a UGPS oferece 120 grupos, com média de 1 mil pessoas praticantes de atividades, que vão desde as práticas corporais, fitoterapia a grupos de convivência.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/15/beneficios-de-praticas-corporais-atraem-homens-para-atividades/

Apoio