Passagem de circo por Jundiaà gera empregos temporários
Os empregos temporários são uma opção para quem está fora do mercado de trabalho. Em Jundiaà (SP), um circo está contribuindo com isso ao oferecer vagas de trabalho.
Josi dos Santos foi uma das 150 pessoas contratadas para as diversas atividades. Josi era balconista de padaria e estava desempregada há um ano. Ficou sabendo da oportunidade de trabalho e se transformou em orientadora de público. Todas as vagas temporárias já foram preenchidas.
“Fique sabendo pelas redes sociais que o circo estava pela cidade e estava oferendo oportunidade de emprego para as pessoas”, comenta.
Lariane também é de JundiaÃ. Ela trabalha com eventos na região e entrou no circo por acaso. Por tempo determinado: um mês.
“Vim ao circo com uma amiga para verificar se tinha ingresso, saber quando o circo ia abrir para visitar. Conversando com os funcionários, nos ofereceram a vaga”, conta.
O circo tem 120 funcionários fixos de 23 paÃses, que viajam pelas Américas. São artistas que apresentam números variados e pessoas que fazem os mais diferentes serviços. Da limpeza ao controle de entrada.
Enrique Alvarado é mexicano e trabalha no circo como relações públicas há sete anos. O escritório dele é um contêiner sobre rodas. Enrique diz que, por onde passa, a trupe do circo consome serviços, produtos e insumos para o dia a dia do espetáculo. Todas as vagas temporárias já foram preenchidas.
“Consideramos importante a oportunidade que oferecemos à s pessoas de poder trabalhar no circo. Podemos contratar de 80 a 120 pessoas”, revela.
Um dos principais artistas do espetáculo também pode mudar. O circo foi fundado há 65 anos e pela primeira vez na história o palhaço, figura importante no espetáculo, é um brasileiro. Rodrigo Garcia é de São Paulo. É da quinta geração de uma famÃlia circense.
No palco, pode dar vida ao Elvis. Rodrigo diz que foi contratado na Argentina e está muito feliz com o trabalho. “É muito gratificante, é um reconhecimento do meu trabalho, que faço há vários anos. É sempre uma emoção trabalhar no palco de um circo”, conta.
O circo fica em Jundiaà até o fim do mês, na Avenida Frederico Ozanan, em frente ao Sesc.
Fonte: G1
Foto: Leandro Souza