Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Colsan mantém coleta de sangue contínua em Jundiaí

Publicada em 16/05/2019 às 17:54

O hemocentro de Jundiaí (Colsan) necessita permanentemente de doadores de sangue. Para se ter uma ideia, todo início de anos, no primeiro bimestre, o numero de doadores cai cerca de 50% e o estoque de bolsas de sangue fica quase zerado. Por essa razão, é mantido no hemocentro um trabalho contínuo de colta de sangue, a fim de que os hospitais de Jundiaí e região continuem abastecidos.

Foto de mãos com luvas tirando sangue de braço com manga de blusa arregaçada

Doador tira sangue em para ser usado pelo hemocentro.

O Colsan atende 14 hospitais de Jundiaí e região. O maior deles é o Hospital São Vicente de Paulo, que absorve em média de 1000 a 1300 bolsas de sangue mensalmente. Quase sempre, o sangue com mais urgência é o O-, um sangue universal. Ele é usado pelos hospitais em caráter de urgência, quando pacientes chegam acidentados e não é possível identificar o tipo sangue.

Para doar sangue, e preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; e estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas nas 3 horas que antecedem a doação.

O Colsan Jundiaí fica na Rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal, e funciona das 7h30 às 12h30 de segunda a quinta e também aos sábados. Às sextas-feiras, o Colsan funciona das 7h30 às 17 horas. É possível conferir outras informações sobre doação de sangue no site da Colsan.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/16/colsan-mantem-coleta-de-sangue-continua-em-jundiai/

Apoio