Operação “Noites Frias” volta para acolher população vulnerável
A Prefeitura de Jundiaí definiu a operação “Noites Frias” para 2019. As ações voltadas à população em situação de rua visam à proteção dos mais vulneráveis durante este período do ano, em que as temperaturas atingem os níveis mais baixos. Desde 2018 a operação é realizada todos os dias em que a previsão para a noite seja de temperaturas inferiores a 13°C, independente do mês. A operação é realizada por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
O atendimento será concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde o assistido terá suas necessidades supridas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial. De lá, o atendido será encaminhado para abrigamento noturno, nas cinco unidades das entidades com as quais a Prefeitura tem parceria. Nesse período, as vagas para estadia noturna são ampliadas voluntariamente pelas entidades, sensíveis à causa, sem que isso acrescente custos à Prefeitura.
Uma novidade para este ano será o fornecimento de alimentação já no abrigamento, como explica a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares. “Até o ano passado, a refeição era oferecida no Centro Pop e só depois os atendidos eram encaminhados para as instituições de pernoite. Neste ano antecipamos a ida ao abrigamento, onde será ofertada a refeição, assim evitamos as baixas temperaturas do fim de noite”.
Além da ida espontânea, durante o período será reforçado o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS), de busca ativa pelos locais onde há maiores concentrações. Para os que recusarem a oferta, a equipe irá ofertar cobertores, garantindo a proteção contra o frio. A UGADS já realizou a compra de mais de mil unidades para atender a demanda e irá fornecer gorros e toucas, uma novidade para a operação deste ano, produzidos em oficinas desenvolvidas pela UGADS em seus equipamentos.
“Outra feliz novidade deste ano será a grata parceria do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), que integra com a UGADS a plataforma de Inclusão e Desenvolvimento Social, e que irá contribuir com a doação de alimentos. O Fundo Social também irá destinar parte das doações arrecadadas pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), por meio da Caminhada do Procon, a ser realizada em 19 de junho”, comemora Nádia.
(Fonte e Imagens: Assessoria de Imprensa – PMJ)