Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Estudo aponta que ter animais de estimação pode melhorar a saúde mental

Publicada em 23/05/2019 às 13:40

Ter animais de estimação melhora a tua saúde mental. Os animais contribuem positivamente para a vida das pessoas. Eles mudam o dia-a-dia das pessoas e permanecem em contacto com esses seres vivos melhoraria a saúde mental. O impacto de cães e gatos na vida do ser humano pode ser ainda maior. Segundo estudo realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, no Porto (Portugal), adotar um quatro patas pode amenizar as dores de pacientes com tipos perniciosos de depressões que não respondem aos tratamentos médicos convencionais.

Animais de estimação se forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia

De acordo com o Journal of Psychiatric Research, 33 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo maior (DDM) experimentaram melhora significativa nos seus quadros nutrindo contato com animais.

Desse montante, mais de um terço já não tinha mais sintomas suficientes para ser enquadrado com a doença após 12 semanas. Por outro lado, outros 33 pacientes do estudo que não adotaram animais não mostraram ter nenhuma melhora significativa nos seus sintomas depressivos.

Os participantes da pesquisa eram 80 pacientes de uma clínica psiquiátrica portuguesa. Nenhum deles tinha experimentado algum alívio da depressão mesmo após 9 a 15 meses de tratamento com sessões de terapia e dois ciclos de ingestão de medicações.

Foi aí que os pesquisadores decidiram incluir os animais e estudar como eles poderiam servir como auxiliares no tratamento do transtorno depressivo.

Os psiquiatras observaram que os novos donos de animais de estimação começaram a demonstrar sinais de alívio da depressão em apenas quatro semanas.

Os autores do estudo afirmaram:“Uma das razões que podem os explicar os resultados é que os animais de estimação se forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia. A Anedonia é a incapacidade de experimentar prazer encontrado em atividades normalmente agradáveis, como exercícios físicos, hobbies e interações sociais.”

A dupla ressalta que os cães podem proporcionar o benefício adicional de forçar os donos a praticar atividades físicas e, muitas vezes, vivenciar novas situações sociais.

“No entanto, eles não são uma cura para esse tipo de doença e os benefícios só aparecem em pessoas que apreciam animais e têm tempo, atenção e dinheiro (para alimentação e cuidado veterinário) para gastar com eles.”

(Fonte: Revista Galileu/Imagem: Pixabay)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/23/estudo-aponta-que-ter-animais-de-estimacao-pode-melhorar-a-saude-mental/

Apoio