Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí terá ônibus de linhas urbanas com Wi-Fi; testes estão em fase final

Publicada em 23/05/2019 às 17:15

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) da Prefeitura de Jundiaí deve divulgar em breve as linhas dos 20 ônibus que já estão testando o sistema público de Wi-Fi na cidade. Em entrevista exclusiva à jornalista Denise Oliveira, no programa Pão na Chapa, no início da semana, o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi, anunciou a implantação dessa tecnologia no serviço prestado pelas concessionárias de transporte público do município.

Algumas linhas de ônibus também terão o itinerário alterado

“A pedido do prefeito Luiz Fernando Machado, a Cijun está fazendo um projeto piloto de Wi-Fi dentro dos ônibus, para melhorar a assistência ao usuário do transporte coletivo”, disse. De acordo com Marquezi, o transporte público é uma área de muita preocupação do governo municipal. “Sabemos que tem problemas, mas temos feito um esforço conjunto muito grande nesta área”, garante.

COMO FUNCIONA

Algumas companhias já oferecem viagens locais e interestaduais no Brasil em ônibus equipados com Wi-Fi. Além do transporte rodoviário, trens e até mesmo aviões já dispõem de conectividade com a web em tempo integral durante o trajeto. Como funciona esse processo? Qual é a segurança oferecida em conexões como essas?

O funcionamento da internet Wi-Fi dentro dos ônibus e trens é o mais simples e óbvio possível, ao menos nos veículos que trafegam no Brasil. A maioria dos veículos recebe o sinal de internet via um modem 3G. Dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso. Isso garante que pessoas que não sejam os passageiros não acessem a rede de maneira a se aproveitar de eventuais brechas no seu equipamento.

(Fonte: Rádio TEC e Tecmundo; Imagens: Prefeitura de Jundiaí)

OUÇA A ENTREVISTA DO DIRETOR-PRESIDENTE DA CIJUN NA ÍNTEGRA


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/23/jundiai-tera-onibus-de-linhas-urbanas-com-wi-fi-testes-estao-em-fase-final/

Apoio