Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Artesã cria linha de bonecos que promove o respeito às diferenças

Publicada em 27/05/2019 às 11:01

A linha “Amigos da Inclusão” traz bonecos de varias etnias e que retratam algum tipo deficiência

Pelas mãos de Cristiane Mendonça, um brinquedo pode trazer muito mais que diversão. Ela, que cria bonecas e bonecos de pano, conseguiu inserir nas famílias um tema tão importante e pouco discutido na infância: a representatividade.

Tudo começou após o pedido de uma amiga. A artesã, que já fazia diversas bonecas e itens decorativos, recebeu a missão de criar um boneco para Guilherme. A mãe queria que o filho, com Síndrome de Down, tivesse um boneco em que pudesse se reconhecer.

“Quando fui entregar o boneco para Guilherme, levei a minha filha, Sofia, de 6 anos. Ela não parava de olhar pra ele, e ficou curiosa, já que nunca havia conhecido uma criança com Síndrome de Down. Foi neste momento que senti a necessidade em discutir as diferenças e trabalhar a inclusão”, contou Cristiane.

Aos poucos, a artesã foi transformando o universo lúdico dos bonecos em pequenas doses de autoestima e empoderamento aos pequenos. Foi assim que surgiu a linha “Amigos da Inclusão”, com bonecos que retratam crianças com algum tipo de deficiência, seja motora, visual ou auditiva.

“Fui percebendo que os bonecos ajudavam a falar sobre representatividade. Dessa maneira, o brincar lúdico se torna também pedagógico, promovendo a interação social e o respeito às diferenças”, comenta.

“Os bonecos de pano ajudam a falar sobre representatividade e inclusão”

Natural do Rio Grande do Norte, Cristiane hoje mora no Rio de Janeiro e por lá participa de feiras de artesanato com sua marca Bottega das Artes (que também faz vendas pelo site). Além disso, é possível encontrar o seu trabalho nas  lojas Parceria Carioca, no Shopping da Gávea, no Jardim Botânico e no Museu do Amanhã.

“Amo trabalhos manuais e faço com amor. O que me encanta nos bonecos de pano é que cada um é único, com isso consigo valorizar o trabalho artesanal e ajudo os nossos pequenos a criar um vínculo de amizade, resgatando a importância do brincar livre e da fantasia das brincadeiras saudáveis”, afirmou a artesã, que também é mãe de Samuel, de 13 anos.

(Fonte/Imagem: BOL/UOL)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/27/artesa-cria-linha-de-bonecos-que-promove-o-respeito-as-diferencas/

Apoio