Doença mão-pé-boca: o que é e como prevenir. OUÇA AQUI!
Você já ouviu falar da doença “Mão-Pé-Boca”? Alguns casos estão sendo registrados no Brasil. A médica pediatra, Maria de Fátima Valente Rizzo, explicou tudo o que é preciso saber sobre a doença, numa entrevista dada à jornalista Denise de Oliveira, durante o programa Pão na Chapa, da Rádio TEC, primeira emissora web pública de Jundiaí, pertencente à Rede TVTEC – Fundação TVE, da Prefeitura de Jundiaí.
“Não se trata de doença nova. Mão-Pé-Boca é o nome da doença porque as lesões que ela provoca aparecem nesses lugares”, informa a pediatra. “A maior preocupação das mães se dá porque as lesões, principalmente na boca, são sempre muito importantes e a criança deixa de comer, deixa de beber, ingerir líquidos, e isso preocupa muito as mães”, acrescenta a médica que atua no Hospital Universitário (HU).
A doença é transmitida pelo vírus cosxackie, da família dos enterovírus (que normalmente habitam o sistema digestivo). Trata-se de uma síndrome cuja principal característica é produzir feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e no interior da garganta. O vírus pode ser ativado por queda na imunidade e outros fatores. “Ele gosta da mucosa da boca, gosta das mãos e gosta dos pés”, conta a doutora.
“Normalmente ele compromete crianças menores de cinco anos. Se estiver só na boca, só nas mãos ou só nos pés será outra doença. A criança tem uma febre bem alta, antes do aparecimento das lesões, na faixa de 38,5 39 graus”, detalha a pediatra. “Depois começam a aparecer umas bolinhas, umas manchinhas vermelhas com um pontinho branco no meio”.
OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA SOBRE A DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA