Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Engenheira civil cria projeto que traduz músicas em Libras para surdos

Publicada em 27/05/2019 às 10:32

“A semana inteira, fiquei esperando. Pra te ver sorrindo. Pra te ver cantando. Quando a gente ama, não pensa em dinheiro. Só se quer amar, se quer amar, se quer amar!”.

A engenheira civil contou também que tem recebido retorno de todos os tipos, mas o que mais recebe, são agradecimentos.

Tenho certeza que você leu cantando esse trecho da música “Não Quero Dinheiro”, do Tim Maia. Sabe por que vocês fez isso? Porque, em algum momento, você escutou a música, apreciou a sua melodia e pronto, ela grudou na sua cabeça feito chiclete! Mas esse efeito da música em seu corpo só foi possível porque você estimulou um dos sentidos do seu corpo, a audição.

Ouvir música é um hábito de audição tão comum no dia a dia, que dificilmente paramos para questionar sobre como uma pessoa, que não tem a capacidade de escutar, vive sem o prazer de ouvir uma música. Esse conjunto de som e letras relaxa, alegra, emociona, faz a gente recordar de alguém. É tão bom.

E foi pensando em diminuir essa distância entre as pessoas com deficiência auditiva e o universo musical, que a engenheira civil, Samantha Quinello, 34 anos, criou o canal Pra Surdo Ouvir. Sabe os grandes hits do momento? Ela canta todos fazendo som com as mãos. Samantha explicou que o projeto é possível, pois os surdos sentem a vibração da música, apesar de eles não ouvirem.

“Um dia, passeando pela internet, assisti um vídeo fofo de algumas crianças fazendo língua de sinais de uma música. Copiei e postei no meu Instagram. Depois, senti a necessidade de fazer isso”, contou ao Razões.

Ela relatou que faz Libras há menos de um ano, e o canal também existe neste tempo. Nele, ela publica as músicas que os seguidores pedem.

“Eu quis aprender libras, pois queria tratar as pessoas com esta deficiência, com mais justiça, não fazendo mímicas, sabe? Eles foram e ainda são negligenciados demais. Foi mesmo questão de empatia”, disse.

A engenheira civil contou também que tem recebido retorno de todos os tipos, mas o que mais recebe, são agradecimentos.

“Eu tenho um grande retorno desse público, são eles que me ajudam a melhorar a cada dia. Me dá muita alegria, hoje em dia, conseguir conversar com eles da maneira justa e correta. O desejo por trás disso é só que o amor alcance a todos sempre!”.

Demais essa iniciativa, não é mesmo? Você pode também conferir esse lindo trabalho no Instagram, @prasurdoouvir

https://www.instagram.com/p/Bvh1zIKnA0x/

(Fonte/Imagem: Razões Para Acreditar)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/27/engenheira-civil-cria-projeto-que-traduz-musicas-em-libras-para-surdos/

Apoio