Idosa com Parkinson doa mudas de acerola e melhora com gentileza
Ninguém imaginaria que o simples ato de cultivar e doar mudas de acerola poderia ajudar uma idosa de 86 anos que mora em Minas Gerais e tem Parkinson. Maria Linhares – ou Dona Maria, como é chamada – coloca as mudas na porta de casa no bairro Carneirinhos, em João Monlevade, na região Central do Estado. Elas são plantadas em pacotinhos de leite e têm uma mensagem: “Muda de acerola. Pode pegar. Presente. Dona Maria”.
Depois que a neta, Bárbara Linhares, de 23 anos, postou fotos da vovó fazendo o que ela mais gosta, a história viralizou no Instagram, com mais de 13 mil curtidas.
E a repercussão foi tanta, que as doações de mudas saltaram de cinco para 40 no último fim de semana.
A neta, que é bióloga, conta que Dona Maria viu na TV que a acerola é considerada a planta “rainha do quintal” e decidiu espalhar a planta para que todos possam ter uma “rainha”.
A gentileza da idosa, que tem um jardim nos fundos da casa, fez os internautas se apaixonarem pela vovó.
Faz bem
Segundo Bárbara, o cultivo e distribuição das mudas tem ajudado a avó, que tem Mal de Parkinson.
“Ela sempre gostou de cuidar do jardim. Mas, como ela tem Parkinson há 20 anos, os sintomas estão mais intensos e os movimentos limitados. Por isso, nossa família tem buscando maneiras de melhorar a qualidade de vida dela e isso está ajudando. Serve como uma distração”, disse a neta ao BHAZ.
Desde que a imagem viralizou, no último fim de semana, Bárbara conta que Dona Maria não teve crises intensas da doença.
(Fonte: Só Notícia Boas/ Imagem: Reprodução)