Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mãe que nunca teve fotos ao lado do filho por causa do câncer, ganha book de voluntários

Publicada em 30/05/2019 às 16:29

Imagine você, ao sair da sala de parto, após ganhar o primeiro filho, descobrir um câncer e, com isso, ficar impossibilitada de conviver com a criança, carregá-la no colo, dar banho… ser mãe? Essa situação parece roteiro de filme ou novela, mas aconteceu na vida real com a vendedora Tatiana Ferreira dos Santos, 26 anos, moradora de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Tatiane nunca teve fotos ao lado do filho, por causa do câncer, agora ela tem

Por causa de um tumor de Ewing, que se forma nos ossos ou nos tecidos moles, diagnosticado após dar a luz ao pequeno Miguel, em 2017, a jovem ‘perdeu’ momentos preciosos dos dois primeiros anos de vida do menino. “Como tive que iniciar o tratamento, quase não ficava em casa, devido às inúmeras sessões de quimio e radioterapia. Portanto, não vivi aquela fase importante e gostosa da vida do bebê, na qual a mãe precisa dar atenção em tempo integral”, relembra.

Tatiana teve, inclusive, que interromper a amamentação após o terceiro mês de vida da criança, pois começou a tomar os remédios contra o câncer. A situação se agravou ainda mais quando a vendedora perdeu os movimentos do braço esquerdo, interrupção causada pelo fato do tumor estar localizado no osso.

Mas a pior consequência de todas essas privações foram os problemas emocionais que a nova mamãe começou a enfrentar, incluindo sintomas de depressão. Ao perceber essa situação, a equipe interdisciplinar do Cetus Oncologia, hospital especializado em tratamentos oncológicos, com sede em Betim e unidades em Belo Horizonte e Contagem, no qual Tatiana trata o tumor, resolveu encaminhar a paciente para um acompanhamento psicológico. Foi neste momento que Santos passou a ter contato com Adriane Pedrosa, psico-oncologista do hospital-dia, que há nove meses desenvolve, na unidade de saúde, o projeto “Acolhendo a dor com amor”.

A iniciativa acolhe os pacientes para além dos cuidados clínicos. “Se ele [o paciente], precisa, por exemplo, de uma determinada medicação, mas não tem dinheiro para comprá-la, eu e os parceiros que participam comigo neste projeto, oferecemos ajuda financeira.  Também fazemos palestras de motivação e terapias holísticas”, explica acrescentando que a forma como se dará a ação vai depender da demanda do paciente. “Uma vez mapeada a carência [do paciente], tentaremos atendê-lo no que ele realmente precisa e, quem sabe, transformar aquilo que é sofrido e doloroso em amor”, afirma.

Logo nas primeiras conversas que teve com Tatiana, a psico-oncologista percebeu a necessidade da paciente de ressignificar/resgatar a própria história de vida com o filho, perdida em decorrência do câncer. “Em seus relatos, ela [Tatiana] desabafou que, pelo fato do tratamento ter ‘roubado’ sua convivência com Miguel, nunca teve a oportunidade, por exemplo, de ser fotografada com o menino, uma lembrança comum para qualquer mulher que se torna mãe”, conta Pedrosa.

Sensibilizada com a situação, Adriane propôs à paciente que ela posasse para uma sessão de fotos acompanhada do bebê e do pai. “Contei com a ajuda de voluntários, entre eles a fotógrafa Sara Proença, que, inclusive, conseguiu a locação para a produção do book, [uma fazenda no bairro Homero Gil, em Betim]. Tive, também, o auxílio voluntário de uma maquiadora e de parceiros que doaram dinheiro para o álbum”, revela. O resultado dessa rede de amor e solidariedade foi um banner da família e um álbum com 30 fotos do trio.

(Fonte/Imagem: Razões Para Acreditar)

 


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/05/30/mae-que-nunca-teve-fotos-ao-lado-do-filho-por-causa-do-cancer-ganha-book-de-voluntarios/

Apoio