Educação de Jundiaà confirma adesão às Cidades Amigas das Crianças com aviãozaço
Jundiaà é o primeiro municÃpio do Estado de São Paulo a integrar a rede latino-americana Cidades Amigas das Crianças. A adesão foi feita por meio de um aviãozaço”, no Paço Municipal, na quinta-feira (30): todos os servidores do Paço Municipal confeccionaram aviões de papel, escreveram nele qual é a Jundiaà que cada um deseja para as crianças e os aviões foram lançados de todos os andares, no saguão do prédio. Nesta sexta-feira, (31), o gesto se repetiu com cerca de 150 servidores municipais e funcionários do Instituto Federal, na Unidade de Gestão de Educação, no Complexo Argos.
“É um momento de conscientização de que todos nós somos participantes desse ato que significa pensar o que desejamos para as crianças e, também, o que nós vamos fazer por elas”, explicou a gestora de Educação, Vasti Ferreira Marques.”Queremos que Jundiaà seja a cidade das crianças e para as crianças”, acrescentou.
Nos dois dias, os aviõezinhos lançados foram recolhidos e serão separados por eixos temáticos. Vão compor instalações em diversos pontos da cidade, como o museu, biblioteca e terminais urbanos. “As exposições vão lembrar que Jundiaà é a cidade das crianças”, informou Marcelo Peroni, gestor de Cultura.
O PROJETO
O prefeito Luiz Fernando Machado explicou que a concepção de seu governo é a de que cidade boa para a criança é boa para todo mundo.”Assim, a partir dessa concepção, fomos da adesão de Jundiaà à Rede Latina Americana de Cidades Amigas das Crianças até as ações práticas, como a publicação do decreto que forma um conselho de crianças”, contou.
O prefeito disse ainda que estão previstas ações para ser realizadas na cidade a partir das ideias das próprias crianças “Hoje foi mais uma ação para representar essa associação da cidade ao projeto”, explicou o chefe do Executivo.
VEJA REPORTAGEM SOBRE O AVIÃOZAÇO NO PAÇO
(Fotos: Murilo Borçal, TVTEC)