Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Artista plástica cria robôs a partir do lixo para educação ambiental

Publicada em 03/06/2019 às 10:51

Uma artística plástica viu no lixo a oportunidade de unir criatividade, e ao mesmo tempo, conscientização ambiental. Mônica Turato que é de Itapema, em Santa Catarina, usa robôs criados a partir da reciclagem para educação ambiental em escolas. Os personagens são feitos de madeira, ferro, pregos, que vem da construção civil, plástico das praias e das ruas e outros materiais.

O robô vai para as escolas que se interessam dentro de uma maleta com um caderno.

O projeto começou em 2008, mas três anos anos, a jovem já guardava materiais que resgatava do lixo para usar em um dia. “A primeira peça foi para decorar a minha casa. Pensei num Frankeinstein, e saiu um lindo robô”, diz. Mal sabia Mônica que a criação iria se transformar num projeto, ‘Robôs Adoráveis’.

Novo amigo

O robô vai para as escolas que se interessam dentro de uma maleta com um caderno. O aluno leva o robô pra casa e faz toda a atividade com o novo amigo. Depois disso, a criança faz um robô de material reciclado com a família. “Ao final da viagem, é feita uma exposição com todos os robôs reciclados, e um bate-papo sobre a reciclagem e a reutilização de materiais”, explica Mônica.

Personagens

Ela batiza os robôs baseada em contos infantis e também na vida real. Tem Pirata, Bigode, a Chefe de cozinha e o Pinóquio, entre outros. Segundo ela, o efeito da viagem dos robôs é gratificante. “Tem ajudado as crianças a questionar, pensar, sobre o lixo, como é descartado, pra onde vai, esse projeto tem potencial para ir mais longe e alcançar muitas escolas”, comemora.

Para a escola, ou quem tiver interessado, é só entrar em contato com a artista no instagram. “Sei que é um projeto inovador, com uma consciência ambiental gigante. A arte que levanta a bandeira da sustentabilidade. Mas sei também que preciso de ajuda de apoio pra ele inspirar muitas pessoas.”

(Fonte: Só Notícia Boa/ Imagem: Reprodução da Internet)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/03/artista-plastica-cria-robos-a-partir-do-lixo-para-educacao-ambiental/

Apoio