Complexo Argos recebe festival gratuito de moda e economia criativa
Quem vê o Complexo Argos hoje, recheado por iniciativas de educação, não imagina que ali funcionou uma das maiores indústrias têxteis da América Latina. Localizado no coração da Vila Arens, o espaço vai abrigar a primeira edição do Festival Trampo com Moda, um evento gratuito que vai debater aspectos econômicos e sociais da moda nos dias 15 e 16 de junho.
O cenário é ideal, mas esse não é o único motivo do evento. Com realização da plataforma homônima Trampo com Moda, dedicada ao desenvolvimento do setor na cidade e entorno, os objetivos são provocar novas visões sobre o mercado regional, integrar profissionais e consumidores, e estimular a sustentabilidade na produção local.
Viabilizado através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que selecionou o projeto dentre mais de 120 iniciativas, o festival já é considerado o primeiro evento de economia criativa dedicado exclusivamente ao mercado da moda no interior, uma guinada necessária para o setor.
“Apesar dos avanços nos últimos anos, as discussões de moda seguem restritas aos grandes centros urbanos. Mover o foco para o interior é uma forma de alinhar expectativas, valorizar os profissionais daqui e somar esforços para outras mudanças ainda necessárias, sempre considerando nossa realidade e experiências”, explica Bianca Botelho, idealizadora do projeto.
Aberto para profissionais e pessoas interessadas no tema, o Festival Trampo com Moda vai acontecer nas dependências do Centro de Capacitação Paulo Freire, localizado no Complexo Argos. O espaço é administrado pela Unidade de Gestão de Educação, que apoia a evento. Com exceção de um workshop, não é necessário se inscrever ou retirar ingressos, basta comparecer ao local. Confira os horários das atividades:
15 DE JUNHO, SÁBADO
13h00 – 14h30 | Abertura – Apresentação do Trampo com Moda e suas ações. Com Bianca Botelho, idealizadora do projeto.
14h45 – 16h15 | Criadores Locais – Apresentação de cases de marcas da cidade, abordando trajetória, desafios e percepções sobre empreender em Jundiaí e região. Com Clarissa de Oliveira (Maria das 3) e André Gustavo (Contexto).
16h30 – 18h00 | Sustentabilidade – Uma conversa sincera sobre como criar e consumir moda afeta o mundo em que vivemos, e apresentação do Guia de Marcas Mais Conscientes, que reúne mais de 200 empresas. Com Julia Codgno, criadora do blog Ma Belle Vitrine e sócia da Trama Construtiva.
18h15 – 19h45 | Conteúdo, Mídia e Estratégia – Diversas transformações no mercado e nos perfis dos públicos revolucionaram a comunicação de moda nos últimos anos, o que vem agora? Com João Mernick (Grifo Assessoria), Laura B. (jornalista), Mariana Janeiro (comunicadora) e Nanda Waibel (blogueira).
16 DE JUNHO, DOMINGO
10h15 – 11h45 | Mercado de Trabalho – Como propor novas configurações em um mercado saturado? Uma conversa sobre saúde física e mental, valorização do trabalho e a eterna busca por perfeição na moda. Com Anna Luiah (modelo), Tainá Talzi (maquiadora) e Roberta Guzzardi (produtora).C
12h00 – 13h00 | Construindo Marcas Relevantes – Desafios e ferramentas para uma gestão contemporânea, criativa e com propósito. Com João Garrido (UrsoPropaganda).
14h00 – 15h30 | Quem a moda está excluindo? – Um papo reto sobre como o mercado ignora pessoas e suas causas deixando de lado transformações necessárias e nichos em potencial. Com Alice Almeida (pessoas trans), Gustavo Silvestre (Ponto Firme), Rosana Tsurusawa (Senac, moda inclusiva) e Vive Almeida (Gorda Pode Tudo).
14h00 – 18h00 | Workshop – João Incerti é designer de estamparia da Farm e estilista nada minimalista. Nesta atividade, peças levadas pelos participantes serão recriadas através de upcycling e outras técnicas propostas pelo artista. 15 vagas, inscrições antecipadas (saiba como participar nas redes do festival).
15h45 – 17h15 |Abalando Estruturas – Do consumo ao trabalho, quais estruturas é preciso mover para que pessoas negras se estabeleçam no mercado da moda em um país racista? Com Suyane Ynaya (diretora criativa da MOOC) e Henrique Sca (produtor de moda).
17h30 – 18h30 | Encerramento– Com participação de toda equipe de produção.
Outras questões — “Estão instaladas em Jundiaí, algumas há mais de 70 anos, empresas nacionais e internacionais que produzem roupas, calçados e acessórios. A localização estratégica contribuiu com essa concentração, mas ainda é necessário discutir impactos e benefícios dessa indústria na cidade”, comenta Gustavo Koch, produtor executivo do festival.
Para alimentar essa discussão, uma conversa será realizada no fim do mês com representantes do poder público, profissionais do setor, lojistas e outras instituições relacionadas. Durante esse evento também será exibido de um documentário inédito, produzido pelo Trampo com Moda, que narra a história de algumas das mulheres que trabalharam na Argos Industrial.
Segundo Koch, “é necessário levantar dados para construir uma base de informações que auxilie no entendimento sobre a indústria da moda em Jundiaí, envolvendo nesse processo os mais diversos agentes, das costureiras de bairro até as grandes marcas, e assim poder traçar estratégias econômicas e incentivar a profissionalização, oferecendo novas possibilidades de desenvolvimento criativo para a cidade”.
Serviço
Festival Trampo com Moda
Gratuito, diversos horários
Dias 15 e 16 de junho, em Jundiaí (SP)
Complexo Argos – Av. Dr. Cavalcanti, 396, Centro
Nas redes sociais: @trampocommoda
(Fonte: Assessoria de Imprensa/ Imagem: Reprodução)