Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Sisu do 2º semestre terá 59 mil vagas para o ensino superior em todo o país

Publicada em 04/06/2019 às 15:44

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019 vai oferecer 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições, afirmou nesta segunda-feira (3) o Ministério da Educação. De acordo com a pasta, este é o maior número ofertado para o segundo semestre desde a criação do programa. O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.

Reprodução do site do Sisu onde os candidatos deverão se inscrever a partir desta terça (4)

Os candidatos interessados em concorrer deverão se cadastrar no site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/) a partir desta terça-feira (4) até sexta-feira (7). O resultado será divulgado na segunda-feira (10).

Contingenciamento nas federais

Segundo a pasta, o bloqueio de R$ 1,704 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais não mostrou, até agora, impacto na seleção de novos alunos. “No que diz respeito à oferta de vagas, as universidades têm autonomia completa. Não temos notícia de que [a admissão de alunos] tenha sido prejudicada. A gente acha que pode ser ofertado até mais, considerando o período noturno, e estamos conversando com as instituições”, afirma o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior.

Questionado sobre o impacto dos sucessivos contingenciamentos – que começaram ainda em 2014 – no orçamento das federais, Lima disse que é preciso “virar a página” e aguardar a retomada do crescimento a partir das reformas econômicas. Assim como o ministro Abraham Weintraub, o secretário era da equipe econômica da Casa Civil antes de assumir o cargo.

“O Poder Executivo pediu autorização de emitir dívidas para pagar contas correntes. É como você pagar o aluguel da casa com cartão de crédito. Todos os ministérios têm contingenciamento. A gente precisa virar um pouco a página para que o país se consolide. Tem que consolidar responsabilidade social e responsabilidade fiscal. São os melhores números do Sisu, não estamos vendo nenhuma questão atípica aqui”, disse.

Requisitos

Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota superior a zero na redação.

Calendário

Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

(Fonte/Imagem: G1)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/04/sisu-do-2o-semestre-tera-59-mil-vagas-para-o-ensino-superior-em-todo-o-pais/

Apoio