Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Menino de 7 anos salva primo engasgado com espinha de peixe

Publicada em 06/06/2019 às 10:42

Um grande susto parou o almoço de uma família no Piauí na última terça-feira (3), mas terminou com um final feliz graças à ação rápida do menino Walter Neto, de apenas sete anos. Uma espinha de peixe ficou presa na garganta do pequeno Davi Ilírio, de três anos, primo de Walter. O avô e a tia do menino se revezaram em tentar ajudar o garoto, mas não conseguiram. Foi Walter quem conseguiu socorrer o primo graças às manobras que aprendeu com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Walter Neto é aluno do projeto Samuzinho e salvou o primo de engasgo (Imagens: Rafaela Leal / G1)

Walter contou ao Portal G1 que ficou calmo para que fosse possível realizar a manobra que havia aprendido durante as aulas. “Meus pais não conseguiram socorrer Davi, então eu comecei a realizar o procedimento. Eu nunca havia feito algo parecido nessas condições. Fiz três vezes a manobra”, disse Walter. Com a ajuda do primo, Davi conseguiu cuspir a espinha, e ele e toda a família conseguiram respirar tranquilos novamente.

Projeto Samuzinho

Walter Neto é aluno do projeto Samuzinho, um projeto voluntário realizado por quatro profissionais do Samu a cada 15 dias. O projeto atinge 60 alunos, entre sete e 13 anos, e busca ensinar os pequenos a como reconhecer situações de emergência e orientar os adultos sobre como proceder.

Por meio do treinamento no Projeto Samuzinho, Walter Neto pôde identificar que o pequeno Davi havia sofrido um engasgo total. O garoto lembrou qual a manobra certa para aquele tipo de procedimento, e executou.

O movimento executado foi a manobra de Heimlich, em que o socorrista se posiciona atrás da pessoa engasgada e, a abraçando por trás, realiza uma forte pressão no diafragma, logo abaixo dos pulmões, forçando uma tosse para ajudar a desobstruir as vias respiratórias.

(Fonte: Portal G1/ Imagens: Divulgação)

 


Leia mais NotíciasVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/06/aluno-do-projeto-samuzinho-salva-primo-engasgado-com-espinha-de-peixe/

Apoio