Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Circo Tihany e suas histórias de amor entre acrobacias, balé e fantasias

Publicada em 12/06/2019 às 10:31

A vida nos bastidores de um grande circo, como o Tihany, é uma verdadeira Torre de Babel, onde os artistas e técnicos falam línguas diferentes e têm costumes também distintos. Mas essa diversidade toda não impede que o cupido atinja sua flecha em cheio nos corações dos musculosos e malhados acrobatas ou das delicadas e graciosas bailarinas. Muitos deles se conheceram no circo, se casaram e tiveram filhos. Eles são a inspiração dos que ainda estão se conhecendo, se curtindo, mas já pensando em um futuro juntos. Em qualquer lugar que seja. Literalmente.

O Circo Tihany está instalado em Jundiai desde o dia 9 de maio e teve que estender sua temporada pelo menos até o próximo final de semana, diante do grande sucesso de público na cidade. Entre os casais de namorados estão a trapezista russa Ekaterina Shavrina e o diretor de sonoplastia mexicano Arturo Ramos; os artistas ucranianos Ásia e Alexey; o acrobata paraguaio Marcelo Mareco e a bailarina Kristina Kastravet e os acrobatas brasileiros Thiago Camargo e Alex Santiago com as bailarinas também brasileiras Aryelle Freitas e Bianca Palheta, respectivamente.

O Tihany está instalado na Avenida Antônio Frederico Ozanan, em frente ao Sesc Jundiaí. O espetáculo tem sessões de terça a domingo (de terça a quinta, às 20h30; sextas e sábados, às 16h30 e às 20h30; aos domingos, às 16h e às 19h30). Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 (Plateia Lateral – inteira) e R$ 25,00 (meia). Na despedida de Jundiaí, o circo criou a promoção “2 X 1”, ou seja, na compra de um ingresso inteiro, o segundo é grátis. Vendas nas bilheterias do circo, de segunda a domingo, das 10h às 20h, e no site www.planetaingressos.com.br.

Os estrangeiros

Os ucranianos Ásia, 28 anos, e Alexey, 27, são os artistas do Quick Change, truque de magia em que o artista troca muito rápido de roupa, em frente à plateia. Eles se conhecem há quase 20 anos, pois, desde crianças, participavam do mesmo grupo de dança. Eles cresceram juntos, mas foi somente quando Ásia completou 16 anos que Alexey começou a observá-la como “uma linda garota”.

Asia e Alexey

“Estamos juntos há 11 anos. Conviver por 24 horas é fácil e horrível ao mesmo tempo. Como todo casal, ainda discutimos, pois somos duas pessoas diferentes”, diz Alexey. O segredo para manter o relacionamento saudável, segundo ele, foi aprendido no longo tempo juntos. “Não ficamos tristes um com o outro e nunca dormimos em camas separadas. Chocolate e flores também são uma boa ideia para fazer as pazes”, ensina.

O acrobata paraguaio Marcelo Fabian Mareco tem 36 anos, e a bailarina da Moldávia, Kristina Kastravet, 32. Eles se conheceram há mais ou menos 10 anos, quando o circo estava em turnê na Venezuela. E não se largaram mais. As discussões – quando e se ocorrem – são nos ensaios. Mas não interferem no espetáculo. Afinal, são profissionais de nível internacional.

Marcelo e Kristina

“Nada que dure mais de meia hora”, brinca Marcelo, que enaltece a inteligência, a delicadeza e a perseverança em tudo o que Kristina faz. Querem permanecer juntos, no Circo Tihany, “viajando o mundo”. E as famílias de vocês, que estão em seus países de origem? “Apesar da saudade, com a tecnologia de hoje é possível nos comunicarmos com eles o tempo todo”, destaca Marcelo.

A trapezista russa Ekaterina Shavrina, de 37 anos, e o diretor de sonoplastia, o mexicano Arturo Ramos, de 40 anos, conheceram-se no Circo Tihany em 2012. Somente um ano depois, ao tentar ajudar Ekaterina a resolver um problema no seu laptop pessoal, foi que seus olhares se cruzaram de maneira diferente. Juntos há três anos e sete meses, eles se casaram no dia 7 de setembro do ano passado na cidade de Arturo (Mérida, no estado de Yucatán), no México.

Ekaterina e Arturo

A diferença do idioma atrapalhou um pouco no começo e gerou alguns mal-entendidos. Mas eles se propuseram a resolver esse obstáculo, aprendendo – cada um – a língua de origem do parceiro. O importante é não deixar que as brigas durem muito tempo, afinal, todos querem sempre ter razão e, por isso, é imprescindível que alguém acabe cedendo – para que se possa dormir feliz e nunca chateado. “Arturo é tudo para mim, é minha família. É alguém em quem eu confio muito”, diz a trapezista. Arturo também faz questão de ressaltar sua admiração por Ekaterina, por suas lutas e por não desistir de seus propósitos.

Casais brasileiros

Quando Thiago Camargo, natural de Americana (SP), chegou ao circo, a bailarina Aryelle Freitas, nascida em Natal (RN), já trabalhava lá. Na época, até por serem poucos os brasileiros na trupe, eles logo ficaram amigos. Há quatro anos, em uma balada num dia de folga do elenco, na Argentina, eles acabaram “ficando”. E não se desgrudaram mais.

Atyelle e Thiago

Como todos no circo já haviam percebido o affair, a dócil Aryelle decidiu perguntar para o sempre prestativo Thiago se o relacionamento deles era “namoro ou amizade”. Foi assim que ela estragou a surpresa que ele havia preparado para fazer um pedido oficial de namoro durante o passeio em Buenos Aires.

A declaração de amor foi feita, então, ainda dentro do metrô.  Thiago e Aryelle moram sempre no mesmo hotel, mas em quartos separados. Ambos têm 27 anos e, embora a data não esteja definida, pensam em se casar em breve. Quem sabe, essa seja a surpresa que ele esteja preparando para ela no Dia dos Namorados.

Alex e Bianca

O também acrobata Alex Domingos Santiago, de Santa Catarina, de 29 anos, e a também bailarina Bianca Palheta, de 22, de Belém do Pará, já haviam trabalhado juntos no parque Beto Carrero. Eles estão juntos há quatro anos e aprenderam a separar o namoro dos afazeres do dia-a-dia. Pequenas desavenças são resolvidas com conversas, sem que jamais as questões pessoais cheguem ao palco. Oficializar a união? “Somente na hora certa”, dizem.

(Fonte: Ateliê da Notícia/Imagem: Divulgação)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/12/circo-tihany-e-suas-historias-de-amor-entre-acrobacias-bale-e-fantasias/

Apoio