10 lugares para degustar um bom vinho em JundiaÃ
Jundiaà possui atualmente 20 adegas produtoras de vinho. São diferentes tipos, muitos deles, inclusive, produzidos há mais de 100 anos. A produção, que a principio era artesanal, para consumo da própria famÃlia, chegou à cidade na bagagem dos imigrantes italianos que por aqui se instalaram no final do século XIX, e aos poucos foi sendo ampliada e reconhecida em toda a região.
Tintos, brancos, roses, secos, suaves ou frisantes. A variedade é imensa e, por isso, preparamos algumas opções para você ir e se deliciar:
- Adega Santa CecÃlia
O SÃtio Santa CecÃlia foi comprado por Hercules Tancredi em 1974 como um hobby, onde começou a plantar uva Niagara e produzir vinhos somente para o consumo. Já em 1978, junto com o seu filho Marcio, foi adquirido mais um sÃtio ao lado, onde também foram plantados outros pés de uva. O hobby virou negócio e hoje o sÃtio conta com 85 mil pés de uva em produção. Além disso, a visita também garante o passeio por um espaço aconchegante com lojinha, fabriquinha de vinho, Capela Santa CecÃlia, plantação de uva, pomar e, em breve, o café colonial.
Endereço:  Avenida Comendador Antônio Carbonari, 3384 – Traviú
Telefone:Â (11) 4582-6891
Horário de Funcionamento: Quarta a sábado das 8 às 18 horas. Aos domingos funciona das 9 às 17 horas
- VinÃcola do Castanho
Para aqueles que buscam por momentos de tranquilidade, a VinÃcola do Castanho é o local ideal. Sua história teve inÃcio em 1961 quando Aristides Leme da Silva, fundador da vinÃcola, se encontrava desempregado e com a necessidade ajudar no sustento da famÃlia. Decidiu então se aventurar na fabricação de cachaças, tendo muito sucesso logo no inÃcio de sua jornada, com a Cachaça Ponte Torta, que acabou se tornando muito conhecida da região. Em 1968, Aristides adquiriu a propriedade onde hoje está instalada a VinÃcola Castanho para criar outro sucesso na região, a Cachaça Dia a Dia. No entanto, a propriedade já contava com cerca de 1.000 pés de uva, assim Aristides também começou os primeiros ensaios na fabricação de vinhos. No ano seguinte, o Vinho Castanho começou a ser comercializado nos mercados da região. Atualmente a VinÃcola Castanho conta com cerca de 15 mil pés de uvas, e recebe todos os dias amigos e clientes fiéis, que apreciam um bom vinho e atendimento diferenciado.
Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Bairro Castanho (Km 55,5 da Rodovia Tancredo Neves – Estrada Velha para São Paulo)
Telefone:Â (11) 4537-1502
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h30. Domingo e feriado das 9 às 13 horas
- Adega do Português
Os portugueses José Coelho Capitão e Fernanda Maria Moniz trouxeram da Ilha da Madeira esperança nas novas terras e a paixão pelo vinho. Em 1965, fundaram a Adega do Português no sÃtio para onde se mudaram em JundiaÃ. E, desde então, a adega funciona no local. Hoje, além da fabricação de vinhos, licores o local também aposta na venda de destilados e uvas.
Endereço: Av. José Mezzalira, 4405 – Ivoturucaia
Telefone:Â (11) 4584-1128
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 8 às 18 horas. Aos domingos, das 9 às 17 horas
- Adega Juca Galvão
Na Adega Juca Galvão os vinhos são produzidos de forma artesanal por meio do cultivo da uva no local, e assim conseguem obter a tradição de qualidade e bom gosto. Além dos vinhos, há produção artesanal de licor, cachaça e suco de uva.
Endereço: Rua Antônio Spiandorello, 215 Roseira
Telefone:Â (11) 4584-4782
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 17 horas
- Adega Galvão
A história do local teve inÃcio com a colonização italiana. Seu Galvão comprou o sÃtio onde hoje a adega está localizada com o foco na plantação de uva, a principal renda da famÃlia na época. Visando uma forma de aproveitar toda produção que não era vendida, passou a produzir vinho, dando o pontapé à Adega Galvão. Entre as produções locais de vinho estão: Tinto suave (Bordô), Tinto Seco (Bordô e Curbina com Isabel), Rosé Suave (Niagara), Rosé Seco (Niagara), Branco Suave (Niagara) e Branco Seco (Niagara). Além disso também conta como licores de café, milho, meia de seda, coco, uva e chocolate; coquetéis de pinga com rapadura e pinga com mel; cerveja artesanais: pilsen, weiss (trigo), american talehle (ata), indian tale ale (ita), stout e chopp de vinho.
Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 950 – Caxambu
Telefone:Â (11) 4584-6099
Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 9 às 18 horas. Domingo e feriado, das 9 às 17 horas
- Adega Maziero
A famÃlia Maziero chegou ao Brasil em 1888 e foi encaminhada para a cidade de Araras, onde deveria trabalhar as fazendas de café da região. Após alguns meses, morando em Araras, João Maziero recebe a visita do então amigo e companheiro de viagem Leopoldo Mingoti, que havia sido deslocado para o trabalho nos cafezais de JundiaÃ, Leopoldo oferece a João terras em JundiaÃ, na região conhecida hoje como Caxambu. João aceita e passa a morar em Jundiaà e como todo italiano, começa a plantar uva e produzir vinho em sua propriedade. A venda do vinho começou em 1954, quando Pedro Maziero, ainda criança, resolveu vender parte do vinho produzido na propriedade. A partir daÃ, a famÃlia além de comercializar uvas, passou a produzir vinho mantendo a tradição. Fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero, atualmente administrada por Pedro Maziero e seu filho Clemente Natal Maziero, foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. O vinho servido para a celebração foi o Rosé Suave. Em 2013 a Adega Maziero voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil. O vinho servido foi o Moscato Seco e o Bordô Seco para o almoço e Rosé para a celebração.
Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 – Caxambu
Telefone:Â (11) 4584-1810
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado das 8 às 18 horas. Domingo e feriado das 8 às 16 horas
- Casa de Pizzo
A antiga propriedade de uvas Niagara foi fundada em 1968 e transformada em 2005 para produzir uvas finas e vinhos. A Casa conta com pomar com grande variedade de frutas, ervas aromáticas e medicinais, bosque e animais de criação, além disso também oferece visitação e degustação orientada de vinhos, sucos, licores, doces e geleias.
Endereço: Estrada da Casa Velha, 1510 – Segundo Portão – Traviú
Telefone:Â (11) 4586-6558 / 97110-0990 / 97152-0208
Horário de funcionamento: Mediante reserva
- Adega Fontebasso
Em 1892, Santo Fontebasso comprou a propriedade e nela se instalou com a famÃlia, onde começou a produzir uvas para consumo e venda e também outras pequenas produções de hortaliças para consumo e pequenas criações de animais. Hoje em dia, os Fontebasso seguem com a tradição e os costumes daquela época, com a produção rural e artesanal do vinho.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 7405 – Roseira
Telefone:Â (11) 4584-3789
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 9 às 17 horas. Sábado e domingo, das 9 às 16 horas
- Adega Fratelli di Boschini
Telefone:Â (11) 4584-1799
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 9 às 18 horas. Sábado das 9 às 16 horas. Domingo das 9 às 13 horas.
- Adega Brunholi
A FamÃlia Brunholi teve origem no Brasil quando Antônio Brunholi, fugindo da guerra, chegou à cidade de Itatiba e começou a trabalhar nas lavouras de café. Depois de alguns anos conseguiu comprar um pedaço de terra em Jundiaà (SÃtio Pinhanduva) onde começou com a sua plantação de uva. Foram vários anos e até hoje 4 gerações que deram continuidade ao seu sonho. Hoje o complexo Villa Brunholi possui a Fábrica de Vinhos, a Adega, o Restaurante, o Museu do Vinho e uma mini fazenda. Recebe por volta de 2000 pessoas em um final de semana passando por suas diversas atividades.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Telefone:Â (11) 4584-1799
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9h às 17h30
(Fonte: Rota do Turismo JundiaÃ/Imagem: Pixabay)30