Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Previsão de ondas de calor coloca países da Europa em alerta

Publicada em 25/06/2019 às 15:29

Uma onda de calor na França deve provocar temperaturas acima dos 40° C nesta semana, quebrando o recorde histórico do mês de junho no país. Já nessa segunda-feira  (24) os termômetros encostaram nos 35° C e devem atingir seu ápice entre quinta e sexta-feira (28), poucos dias depois do início do verão no país, dia 21.

Foto de casal caminhando por uma calçada larga em Paris

Temperaturas devem se equiparar a recordes de 2003 na Europa. Espanha e Alemanha estão em alerta

O norte do país europeu, incluindo sua capital Paris, será a área mais afetada pelo fenômeno climático, segundo a BBC. Fontes de água temporárias foram instaladas e piscinas públicas ficarão abertas por mais tempo como parte dos planos do governo para amenizar o calor extremo.

Além disso, garrafas de água serão distribuídas e equipes de saúde serão deslocadas para ajudar na situação de grupos mais vulneráveis, incluindo os idosos. A falta de umidade no território francês fará com que a sensação térmica de Paris chegue a 47° C.

Alemanha, Suíça e Bélgica também devem quebrar seus recordes nacionais de calor para junho nos próximos dias, apesar da França ser o país mais afetado pelos riscos das altas temperaturas.

COMO EM 2003

Os meteorologistas comparam a nova onda de calor com a que atingiu os franceses em agosto de 2003, matando quase 15.000 pessoas. Na ocasião, em apenas um mês a temperatura bateu os três maiores números já registrados, chegando aos 44°C.

Um sistema climático sobre o Oceano Atlântico aumentou a pressão atmosférica em vários países europeus, arrastando calor do norte da África e da Espanha para outras áreas. Na Espanha, a agência de meteorologia Aemet prevê temperaturas acima dos 35°C na maior parte do território, acima dos 40°C nas cidades centrais e na casa dos 42°C nos vales espanhois de Ebro, Tajo, Guadiana e Guadalquivir. Áreas turísticas como Mallorca e as Ilhas Canárias também devem enfrentar o calor de 35°C, afetando a temporada de férias europeia.

Na Alemanha, as temperaturas devem rondar os 35°C em Berlim, Hamburgo, Frankfurt e outras cidades importantes, com a meteorologia prevendo até 38°C nos termômetros da capital na próxima quinta, 27. No Reino Unido, a maior preocupação são as tempestades esperadas pelo forte calor entre hoje e amanhã.

(Fonte: Veja. Imagem: Pixabay)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/25/previsao-de-ondas-de-calor-coloca-paises-da-europa-em-alerta/

Apoio