Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Os santos que colorem os festejos juninos; ouça o podcast

Publicada em 26/06/2019 às 12:10

Canjica, arroz-doce, quentão e por aí vai, o mês de junho é conhecido pelas tradicionais festas juninas e por celebrar os três santos mais populares do país. Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas, você sabe por qual motivo o povo brasileiro faz tanta festa nessa época do ano?

As festas juninas foram os primeiros festivos no país

O hábito é antigo em diversas partes do globo. Antes do nascimento de Jesus, os pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão – o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que por lá, acontece em junho. Enquanto as festas acontecem justamente para pedir aos deuses a fertilidade da terra e boas colheitas nos meses seguintes.

Com o avanço do Cristianismo, a Igreja Católica incorporou a tradição e, no século VI, os ritmos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de Junho. Mais tarde, já no século XIII, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio, no dia 13, e São Pedro, 29. Tal motivo explica os santos serem padroeiros das festas juninas.

Na terça-feira (25), o professor e cientista social, Samuel Vidilli, bateu um papo na RádioTEC e também comentou a importância desta época no histórico cultural brasileiro. “Essa é uma grande coincidência litúrgica. A tradição portuguesa que veio para o Brasil se mantém até os dias de hoje. Santo é uma questão de devoção católica, e aqueles que são celebrados no mês de junho sempre foram muito queridos. São santos de grande importância histórica”, destacou.

Vidilli também destaca que as festas juninas foram os primeiros festivos no país, com as colheitas, pratos típicos, comida compartilhada e doçura, levando em consideração o período de pós descobrimento. “Foi o pontapé inicial para todas as outras comemorações seguintes. A quadrilha, por exemplo, também tem uma tradição muito grande, principalmente no nordeste – região que foi primeiramente ocupada”, conta.

Sobre o brasileiro fazer tanta festa, conta que essa é uma marca característica da nossa cultura latina. “O povo português é um povo que faz essa festividade religiosa. O africano também traz esse espírito de alegria, de comemoração… então isso faz parte da cultura de todo o brasileiro. Mas, de certa maneira, eu acho que o brasileiro também usa isso como uma força. É uma piada, é o judas que a gente malha, é o carnaval. Isso tudo dá a tônica ao brasileiro”, finaliza.

Ouça o podcast:


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/26/os-santos-que-colorem-os-festejos-juninos-ouca-o-podcast/

Apoio