Cajamar pagará Jundiaí por atendimento de seus moradores no HU e São Vicente
O prefeito Luiz Fernando Machado e parte de sua equipe se reuniram com o novo prefeito de Cajamar, Danilo Joan, e parte de seu secretariado para tratativas iniciais de um protocolo de cooperação entre os dois municípios, inicialmente nas áreas de saúde e tecnologia da informação. Entre as principais ações tratadas, acordo de cooperação deve resultar na compensação de Jundiaí por gastos referentes aos serviços da saúde prestados aos moradores daquela cidade.
O acordo foi classificado pelos prefeitos como inédito e inovador, pois permite a troca de experiências em setores estratégicos para o desenvolvimento das cidades. “É a primeira vez que ouço um prefeito falar em compensação na saúde. Sinal de maturidade de um gestor que entende o tamanho de suas responsabilidades”, pontou Luiz Fernando Machado. Uma segunda etapa será a produção de diagnóstico que permita avaliar a dimensão da contribuição e colaboração a ser dada, enquanto as áreas jurídicas das cidades formatam o acordo.
Atualmente, somente no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), 40% dos atendimentos realizados são destinados a moradores de outros municípios. A intenção é estabelecer um estudo de caso que permita à Cajamar utilizar estes serviços por meio de contrapartida, garantindo assim o serviço, sem prejuízo para Jundiaí.
Para o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssael, a iniciativa tem respaldo constitucional. “O pacto federativo pressupõe relação e cooperação entre os entes, principalmente entre municípios. O acordo iniciado hoje é uma ação benéfica que retira as cidades da área de conforto ou comodismo e as colocam como protagonistas para a solução de problemas comuns”, argumentou.
(Prefeitura de Jundiaí)