Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Doações de sangue no Hemocentro de Jundiaí caem 50% em junho

Publicada em 27/06/2019 às 15:40

Inverno e férias provocam queda de doação de sangue no hemocentro de Jundiaí

As doações de sangue caíram 50% em junho na Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí, que atende 14 hospitais da região. Esse é um dos períodos mais críticos do ano para doações, segundo a associação.

De acordo com a gerente da Colsan, Âurea Denigres, durante as férias de inverno, muita gente viaja e o número de acidentes aumenta. No entanto, as doações de sangue diminuem e preocupam os responsáveis pelo Hemocentro. “É histórica essa realidade. Em virtude do inverno e férias, as doações diminuem, acontecem alguns acidentes e o consumo nos hospitais aumenta.”

A gerente também explica que pessoas que não estão em boas condições de saúde no inverno não conseguem fazer doação, o que também atrapalha no estoque do banco de sangue. O maior consumo de sangue da Colsan de Jundiaí vai para o Hospital São Vicente, que utiliza uma média de 1 mil a 1,3 mil bolsas. “Se houver falta de sangue pode comprometer nos hospitais”, explica. A Colsan de Jundiaí fica na rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal.

Para doar sangue você deve:

  • Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

Os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, e deverão levar o termo de autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do termo de Autorização.

Para doar sangue você não deve:

Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue: usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite.

Qual o intervalo entre as doações?

  • Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;
  • Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses.

(Fonte: G1/Imagem: TV TEM/Reprodução;Capa: Divulgação)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/27/doacoes-de-sangue-no-hemocentro-de-jundiai-caem-50-em-junho/

Apoio