Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Juliana vence doença rara e se forma Técnica em Comércio em Jundiaí

Publicada em 28/06/2019 às 19:00

Lá do Céu, para onde dona  Durvalina Cruz resolveu se mudar no dia 8 de fevereiro deste ano, aos 87 anos, ela deve estar muito feliz com a neta, Juliana Letícia dos Santos, de 35 anos, que tirou 8 no Trabalho de Conclusão de Curso – o temido TCC –, para ser formar como Técnica em Comércio no Instituto Federal de Jundiaí. Nem tanto pelo diploma, mas mais porque Juliana está e sente-se completamente incluída na sociedade.

Juliana, durante a apresentação do TCC no Instituto Federal de Jundiaí

“Era o sonho da minha avó”, confessa meio emocionada em um áudio pelo WhatsApp. “Ela era uma pessoa maravilhosa que sempre quis me ver da maneira que hoje estou: ativa, incluída na sociedade”, conta.  Faz seis anos que Juliana foi diagnosticada com uma doença rara,  Encefalite de Rasmussen, conhecida também como Encefalites Focais Crônicas (CFE) que, entre outras coisas, provoca a perda de habilidades motoras, da fala e provoca a hemiparesia, a paralisia de um lado do corpo.

Com a ajuda da avó, da mãe, dona Rosana Aparecida e o incentivo de pessoas como a Tia Carmem,  a professora Sheyla Gorayeb, os colegas de classe e também do curso de Fotografia que fez na TVTEC, Juliana transformou-se num modelo de pessoa, com a maneira que resolveu agir na luta contra as limitações da doença.

“A maioria do pessoal que estudou comigo não havia tido contado com nenhum tipo de deficiente. Todos me ajudaram muito, os colegas, os professores, sempre fizeram de tudo para me ajudar. O Instituto Federal fez algumas adaptações para me receber”, comenta. Ela gosta de destacar também, além da ajuda da família,  o apoio da Assessoria da Pessoa com Deficiência, que funciona no Complexo Argos.

“Sou muito grata por tudo isso. Por tanta ajuda recebida de tanta gente. Mas tenho certeza de que eu também os ajudei, a todos, compreenderem que a pessoa com deficiência tem limitações, sim, mas é capaz”, avalia Juliana, que sempre trabalhou na área administrativa e está desempregada no momento.  Seu TCC foi sobre o e-commerce – o comércio eletrônico da Passarela de Jundiaí, uma loja de calçados no varejo que adotou as plataformas eletrônicas com grande sucesso. (Por Pedro Fávaro Jr.)


Leia mais GeralNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/28/juliana-vence-doenca-rara-e-se-forma-tecnica-em-comercio-em-jundiai/

Apoio