Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí é a primeira do País a receber estudo sobre sustentabilidade

Publicada em 28/06/2019 às 13:50

O prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, na manhã desta sexta-feira (28), o estudo “Jundiaí: visão para uma cidade mais sustentável”, realizado em parceria com a Siemens com o uso da City Performance Tool (Ferramenta de Desempenho das Cidades), tornando-se o primeiro Município do Brasil a ter a análise já concluída. “Nós planejamos um futuro em que a cidade se desenvolve de modo sustentável e inteligente. Sabemos dos desafios do presente, mas não podemos deixar de lado o planejamento para as próximas décadas”, disse o prefeito. “O relatório apresenta um estudo valioso de simulação do impacto de cenários de ações do poder público em termos de emissões de gases de efeito estufa”, completou.

Henrique Paiva apresentou os dados obtidos após mais de um ano de trabalho

O resultado do City Performance Tool não só identificou quais seriam as melhores soluções para Jundiaí atingir suas metas de sustentabilidade, como também comprovou que a implementação de tais medidas poderia acarretar impactos socioeconômicos positivos. “A redução da emissão de gases de efeito estufa para 2050 apresenta valores de cerca de 8.5% (sem utilização de soluções tecnológicas). Com o impacto da implementação dos resultados do estudo, pode-se alcançar uma redução de cerca de 22%. É quase três vezes mais”, explicou o diretor de Relações Governamentais e de Sustentabilidade da Siemens, Henrique Paiva.

Entre as soluções avaliadas pela ferramenta estão a implantação de iluminação orientada à demanda em edifícios públicos, o uso de LED na iluminação viária, ampliação do número de ciclovias e uso de ônibus elétricos na frota. “Já está em fase de elaboração o edital para uma Parceria Público-Privada que prevê a troca do parque de iluminação do Município por lâmpadas de LED, ou seja, é uma medida que está em linha com o resultado do estudo. Também pretendemos, na próxima licitação para o contrato de concessão do transporte coletivo, incluir a exigência de uso de ônibus elétricos”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O estudo teve início em março de 2018, sendo que o levantamento dos dados ficou a cargo da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Para o gestor da área, José Antonio Parimoschi, é importante mencionar que haverá benefícios econômicos e também para a qualidade de vida das pessoas à medida que as soluções forem implantadas. “A partir do momento que a cidade emite menos gases poluentes e nocivos à saúde, as pessoas ficarão menos doentes e isso vai gerar economia de recursos. Ao gastar menos com a saúde, é possível investir mais em outras áreas”, pontuou.

Para o presidente e CEO da Siemens no Brasil, André Clark, a realização do estudo mostra que o Município está muito bem posicionado na discussão sobre crescimento sustentável, que é um debate mundial. “Enquanto a maioria das cidades está tentando sobreviver ao presente, Jundiaí planeja o futuro. A aplicação de soluções tecnológicas para reduzir a emissão de carbono tem potencial para trazer capital de boa qualidade para o Município”, destacou. “Trata-se de um trabalho que está só começando e quero ressaltar que a Siemens está à disposição da Prefeitura para contribuir para atividade econômica da cidade, sem desprestigiar a sustentabilidade”, completou.

(Prefeitura de Jundiaí; Imagem de capa: Jornal da Região)


Leia mais CidadesDestaqueMeio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/06/28/jundiai-e-a-primeira-do-pais-a-receber-estudo-sobre-sustentabilidade/

Apoio