Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

5 receitas de comidas quentinhas para se esbaldar no inverno

Publicada em 06/07/2019 às 15:00

Fondue nunca pode estar fora da lista

Não há mais nada delicioso do que se alimentar com comidinhas quentinhas como sopas, caldos e muita massa neste inverno, certo? Para facilitar a sua vida, elencamos 5 receitas que aquecem corpo e alma. E se no frio dá preguiça de se exercitar, também temos opções para não fugir da dieta – tem até salada quente!

Caldinho de feijão na caneca

  • Caldo de feijão é bom demais – ainda mais quando vem acompanhado de um crispy de bacon e couve.

Ingredientes

1 kg de feijão carioca cozido
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa de bacon picado
1 colher de chá de sal
Couve manteiga a gosto

Modo de preparo: Primeiro frite o bacon. Em seguida, junte ao bacon o alho e a cebola e frite mais um pouco. Acrescente o alho, cebola e bacon fritos ao feijão já cozido e deixe cozinhar mais um pouco. Reserve. Depois, bata tudo no liquidificador, acertando o sal. Sirva com pequenos pedacinhos de bacon frito e couve manteiga frita.

Fondue salgado

  • Com acompanhamentos que podem ir do simples pão à batatinhas dos tipos röesti, sauté e noisette, ou um mix de brócolis, cenourinhas, batatinhas e cogumelos, o fondue de queijo é sucesso na certa para espantar o frio.

Ingredientes

4 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
500 g de alcatra em tiras
50 ml de conhaque
4 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de catchup
2 colheres de sopa de mostarda
250 g de molho de tomate
2 kg de batata
250 g de creme de leite
Quanto bastar de sal, pimenta do reino e cheiro verde

Modo de preparo: Em uma panela média, refogue o alho e a cebola no óleo de soja. Acrescente a carne e refogue. Flambe com o conhaque. Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Acrescente o catchup, a mostarda, o molho inglês e o molho de tomate. Mexa bem e cozinhe por 2 minutos. Desligue o fogo. Descasque as batatas e cozinhe na panela de pressão em água salgada até que fiquem bem macias. Pegue as batatas, com parte da água do cozimento, e bata no liquidificador até que fique um creme bem liso. Volte o creme para a panela com a carne refogada e mexa bem. Coloque o creme de leite, acerte o sal e a pimenta do reino, e coloque o cheiro verde picado (se desejar). Sirva quentinho!

Creme de mandioquinha

  • A mandioquinha serve de base para este creme quentinho, mas também tem agrião e feijão branco para ficar ainda mais especial.

Ingredientes

SOPA
200 g mandioquinha
50 g de cebola
50 g de alho-poró
2 dentes de alho
200 g de agrião
Azeite extravirgem
Sal rosa do himalaia
Pimenta do reino

FEIJÃO
50 g de feijão branco
300 ml de água

Modo de Preparo: Cozinhar o feijão branco com água e sal até ficar macio e reservar. Para o creme, refogar o alho picadinho no azeite até dourar, adicionar a cebola cortada em cubos pequenos, alho poró em rodelas e a mandioquinha. Refogar tudo por aproximadamente 5 minutos para soltar o sabor e depois adicionar água até cobrir os legumes. Quando os legumes estiverem cozidos, bater essa sopa com com um mixer e temperar com sal e pimenta do reino a gosto até virar um creme homogêneo. Adicionar o agrião e servir com granola salgada.

Chocolate quente saudável

  • Começar um dia frio com esta receita de chocolate quente não vai te deixar com peso na consciência, pois é feito com ingredientes mais saudáveis como leite de coco – e adoçado com tâmaras!

Ingredientes

100 g de coco seco
400 ml de água
1 colher sopa de cacau
50g de chocolate em barra
50g de tâmaras

Modo de preparo: Hidratar as tâmaras em água morna por 30 minutos. Em seguida, processá-las até obter uma pasta. Reservar. Bater os pedaços de coco seco com água em um liquidificador por 5 minutos ou até que fique bem homogeneizado. Coar em uma peneira fina e reservar o leite de coco. Derreter o chocolate em banho-maria, adicioná-lo ao leite de coco, juntar a pasta de tâmara e o cacau em pó. Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo brando até aquecer. Servir.

Salada quente 

  • Duas cores de repolho, tofu temperado e outros ingredientes resultaram numa salada quente colorida, perfeita para a estação!

Ingredientes

1 unidade de repolho roxo
1 unidade de repolho verde
2 cebolas roxas
1 cabeça de alho
10 unidades de tomate italiano
500 g de tofu firme
1 colher sopa páprica picante em pó
1 colher de sopa de açafrão da terra em pó
100 ml de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de orégano seco
100 g de gergelim integral
1 maço de cebolinha
Sal rosa do himalaia a gosto.

Modo de preparo: Picar os dentes de alho finamente. Soltar as folhas dos repolhos e rasgá-las ao meio e então refogar rapidamente no alho com um fio de azeite. Temperar com sal e reservar. Cortar o tofú em cubos grandes, temperá-los com azeite, páprica, açafrão da terra e sal rosa e leva-los ao forno pré aquecido a 200°C por 25 minutos. Finalizar com cebolinha cortada em anéis pequenos. Reservar. Cortar a cebola em 8 pedaços, soltar as pétalas e em seguida refogá-las em um fio de azeite. Reservar. Cortar os tomates ao meio, temperá-los com  alho, azeite, orégano seco e levá-los ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos. Adicionar os tomates ao repolho, juntar os cubos de tofu, a cebola roxa, acertar o sal e finalizar com sementes de gergelim integral tostadas ligeiramente na frigideira. Servir quente.

(Fonte: Casa Vogue/Imagem: GC)

 


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/06/5-receitas-de-comidas-quentinhas-para-se-esbaldar-no-inverno/

Apoio