Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí bate recorde de frio, Prefeitura abre ginásio para abrigar moradores de rua

Publicada em 07/07/2019 às 10:14

Em função da onda de frio que atinge a cidade, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), afim de reforçar as vagas já disponíveis de abrutamento pra os moradores em situação de rua da Operação Noites Fritas, organizou um abrigo com vagas extras no Complexo Esportivo Jardim Ângela, na Vila Aparecida, que já está em funcionamento desde a noite de sábado (6).

Desde 2018, a operação é deflagrada todas as noites em que a previsão seja de temperaturas inferiores a 13°C, independente do mês.

Além da ida espontânea aos abrigos, durante o período é reforçado o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS), de busca ativa pelos locais onde há maiores concentrações de pessoas em situação de rua. O maior problema, porém, tem sido a recusa dos abordados em seguir para um abrigo. De acordo com a assessora de políticas governamentais de Proteção Social Especial, Renata Mangieri, só na noite de sexta para sábado – até o momento, a mais fria do ano – foram abordadas cerca de 90 pessoas em situação de rua, por três kombis da UGADS que percorreram Centro e bairros. Mesmo com a insistência dos agentes, e a explicação de que há comida e conforto nos abrigos, somente seis aceitaram ir. “Quando se recusam, a equipe oferece cobertores para minimizar o frio, além de luvas e meias”, explica Renata.

Assim como orientado ao longo do ano todo, o atendimento será concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde o atendido terá suas necessidades supridas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial. De lá, o atendido será encaminhado para abrigamento noturno, nas cinco unidades das entidades com as quais a Prefeitura tem parceria.

Quem identificar pessoas na rua pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146. Para casos de intoxicações ou crises mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192, para destinação ao cuidado hospitalar. Ao longo do ano, o Centro Pop também recebe doações de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí 


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/07/jundiai-bate-recorde-de-frio-prefeitura-abre-ginasio-para-abrigar-moradores-de-rua/

Apoio