Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Noites Frias’ socorre mais de 200 pessoas em situação de rua no feriado

Publicada em 10/07/2019 às 16:12

Em um feriado em que as temperaturas chegaram a 3 graus durante a madrugada, as equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí intensificaram o trabalho da Operação “Noites Frias” nas ruas e o serviço de acolhimento, inclusive com a abertura de vagas extras no Centro Esportivo Jardim Angela, na Vila Aparecida, para atender à população em situação de rua. De sexta, dia 5, até o feriado, dia 9, foram realizadas mais de 200 abordagens nas ruas, pelas equipes da UGADS, e foram realizados 107 acolhimentos em abrigos. Quem se recusou a ir, recebeu cobertores, meias e luvas.

Kombis da UGADS percorrem Centro e bairros oferecendo abrigo; quem recusa recebe cobertores, meias e luvas

Para a gestora da UGADS, Nadia Taffarello, situações atípicas – como a queda acentuada de temperatura, anunciada pelos serviços de meteorologia – exigem um olhar cuidadoso do gestor. “Solicitamos à Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) a utilização do centro esportivo, nos antecipando à necessidade de vagas extras, que ao final se revelaram imprescindíveis”, afirma. O centro esportivo entrou em operação na sexta, dia 5.

Estrutura
O atendimento da UGADS é concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504; de lá, o atendido pode ser encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial: são cinco, no total, com os quais a Prefeitura tem parceria. Quem aceita a oferta para passar a noite nos abrigos recebe toda a assistência necessária, incluindo kit de higiene contendo roupa íntima, sabonete, creme dental e escova, além de agasalhos, cobertor, café, pão, bolo e refeição.

Além dos 107 acolhimentos só no feriado, já na quarta-feira, dia 4 de julho – quando o frio começou a apertar – 43 pessoas haviam sido encaminhadas pelas equipes do Centro Pop e pelo parceiro da Prefeitura, o SOS, para vagas extras nos abrigos, de acordo com a diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios. “Abrimos as vagas no centro esportivo na sexta porque, na quinta, quase todas as vagas extras – que são 45 – estavam preenchidas; foi uma precaução necessária”, explica.

Nádia reforça que esse atendimento é uma obrigação do poder público. “Esse é um trabalho técnico da UGADS, realizado em parceria com outros órgãos do município, como a Guarda Municipal, e que foi capaz de amparar essa população vulnerável”, afirmou. A utilização do abrigo provisório do Jardim Ângela será rediscutida esta semana e mantida enquanto for necessário.

Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar a UGADS pelo telefone (11) 9-8175-5018; o mesmo número pode ser utilizado por quem quiser doar roupas, alimentos ou kits de higiene. Para casos de intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/10/noites-frias-socorre-mais-de-200-pessoas-em-situacao-de-rua-no-feriado-2/

Apoio