TVTEC News | http://tvtecjundiai.com.br/news

TVTEC News

Tem problema tomar comprimido com leite, chá, café ou suco?

Publicada em 10/07/2019 às 17:55

Na hora de ingerir cápsulas e comprimidos, o mais comum é tomar água para conseguir engolir o medicamento. Porém, é bem provável que você já tenha consumido o remédio com leite, suco, chá, café, refrigerante ou outra bebida –ou ao menos pensou em fazer isso. Será que isso prejudica a absorção ou efeito da medicação?

A ingestão de medicamentos acompanhada de líquidos que não seja água é polêmica mesmo entre especialistas

A questão gera polêmica entre os especialistas. Antes de entrar na discussão, vale ressaltar que, por ser uma bebida neutra, a água é sempre a melhor alternativa. Outros líquidos devem ser usados apenas quando não houver opção –se você estiver na rua e não encontrar uma fonte confiável de água potável, por exemplo.

Alfredo Salim Helito, clínico geral e médico de família do Hospital Sírio-Libanês, afirma que a literatura médica não diz se a combinação de medicamentos com outros líquidos que não seja água é capaz de provocar efeitos colaterais ou cortar a eficácia do remédio. “Por isso, não há o que temer ao ingerir um comprimido com suco, por exemplo, mesmo que a orientação seja consumir o medicamento em jejum.”

No entanto, há especialistas que defendem que, dependendo do remédio, a medicação pode interagir com as substâncias contidas na bebida, causando alteração no efeito esperado. Entre elas estão antibióticos com tetracilinas e ciprofloxina. “O cálcio do leite pode reduzir a eficácia da substância”, ressalta Mariangela Lieto, gerente médica do Hospital Santa Catarina.

Além de prejudicar seu efeito, ingerir determinados medicamentos com líquido inapropriado pode desencadear problemas na mucosa gástrica, pois devido a acidez da bebida há o risco de o comprimido ou cápsula ser dissolvido em local não indicado.

“Toda medicação tem sua particularidade e, ao ser ingerido com sucos, chás e café, por exemplo, um medicamento específico que deve ser absorvido no intestino pode acabar sendo destruído antes, no estõmago. Também pode ocorrer a formação de substâncias tóxicas para o organismo”, alerta Ana Lucia Seixas da Silva, farmacêutica responsável pela AMA Capão Redondo do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), especializada em farmácia hospitalar pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hospitalares).

Por isso, é muito importante consultar um médico, farmacêutico e ler a bula do medicamento antes de tomar qualquer remédio com líquido diferente de água.

Nunca ingira o remédio “a seco”

O gastroenterologista Ricardo Machado de Minas, médico do Hospital São Luiz Anália Franco, também acredita que não há problema ingerir o medicamento com qualquer bebida que não seja alcoólica. Para ele, o maior perigo é engolir cápsulas e comprimidos sem a ajuda de líquidos. “O remédio precisa descer. Sem a bebida, pode ficar preso no esôfago e até perfurar algum órgão”, alerta.

Ingerir o medicamento derretido, triturado ou quebrado também não é recomendado. Isso porque revestimentos de comprimidos as cápsulas têm como função proteger o paciente de uma possível irritação gástrica, além de mascarar odor ou sabor ruim, melhorar a ação do medicamento no estômago/intestino, garantir liberação lenta e prolongada de substâncias, entre outras vantagens.

Ao partir o remédio, essas propriedades se perdem e podem prejudicar a ação do comprimido no organismo. Caso tenha dúvidas, antes de tomar qualquer medicamento, leia a bula ou busque orientação do seu médico.

(Fonte: Viva Bem. Imagem: Pixabay)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/10/tem-problema-tomar-comprimido-com-leite-cha-cafe-ou-suco/

Apoio