Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Veterinária ressalta a importância da vacinação dos cães e gatos

Publicada em 10/07/2019 às 16:47

A vacinação é uma importante forma de prevenir os animais domésticos contra doenças, especialmente contra as zoonoses, que são enfermidades que podem ser transmitidas para os seres humanos. Além de ser um assunto de saúde pública, vacinar cães e gatos contribui para a proteção de outros animais, evitando surtos de doenças.

Cães e gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva e outras doenças

A médica veterinária Mayra Miranda Cavazotti, da Prefeitura de Itararé, aponta as vacinas contra a raiva e a polivalente – conhecida como V10 – como as mais importantes. Ela explica que, nos cães, a polivalente previne doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza, coronavirose, adenovirose e hepatite infecciosa canina. Já em gatos, a polivalente previne rinotraqueite infecciosa felina, Calicivírus felino, panleucopenia felina, leucemia felina e clamidiose.

De acordo com a veterinária, ambas as vacinas devem ser reforçadas anualmente. Mayra explica que os cães podem iniciar a imunização polivalente entre 45 e 60 dias de vida, tendo duas doses de reforço com intervalos de 21 a 30 dias. No caso dos gatos, a vacina polivalente pode ser iniciada a partir de 60 dias de vida e os animais devem receber o reforço de mais uma dose com intervalo de 21 a 30 dias. Já a vacina antirrábica é permitida para ambas as espécies a partir do terceiro mês de vida. “De acordo com raças e porte, o protocolo não muda, porém existem outras vacinas que podem complementar o protocolo”, afirma Mayra.

A veterinária ressalta que as vacinas são procedimentos seguros e importantíssimos. A cinomose, por exemplo, é uma doença de difícil cura, que pode levar o animal à morte, e altamente contagiosa. Por isso, a vacinação é a melhor forma de prevenção. Assim como a raiva, que é transmitida de um animal infectado para um sadio, podendo ser fatal.

“Alguns animais mais sensíveis podem apresentar algumas reações [após a vacinação], como febre e falta de apetite. Se isso ocorrer, o tutor deve procurar o médico veterinário. Alguns animais podem também apresentar a formação de nódulo no local da aplicação, uma reação do organismo à vacina e deve desaparecer ao longo dos dias”, diz a veterinária.

Campanhas de vacinação
Anualmente, as prefeituras promovem campanhas de vacinação antirrábica, com imunização gratuita. Fique atento às datas na sua cidade ou entre em contato com o setor de Zoonoses do seu município para se informar. Quando a campanha tiver início, não deixe de levar o seu animalzinho de estimação para ser imunizado. Além de proteger o pet, a ação contribui para a saúde da população.

(G1; Imagem: Prefeitura de Itararé/Divulgação)


Leia mais CidadesSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/10/veterinaria-ressalta-a-importancia-da-vacinacao-dos-caes-e-gatos/

Apoio