Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura realiza desassoreamento do rio Jundiaí Mirim

Publicada em 11/07/2019 às 12:14

A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), iniciou esta semana o desassoreamento do rio Jundiaí Mirim, em um trecho paralelo à avenida Humberto Cereser, no Caxambu. A expectativa é de que o trabalho seja concluído em duas semanas.

Desassoreamento visa minimizar o risco de enchentes

De acordo com a UGISP, trata-se de um serviço emergencial, amparado nas leis 12.651/2012 e 12.608/2012, que visa mitigar o risco de inundações tanto na faixa de rodagem quanto nos imóveis situados próximo ao canal fluvial. “Por se tratar de uma intervenção de interesse social, de utilidade pública e que visa também a preservação ambiental. Por isso, a autorização para o serviço pode ser concedida pela Defesa Civil”, explica o diretor de Planejamento da UGISP, Eduardo Valença.

A autorização concedida pela Defesa Civil permite o acesso pela vegetação rasteira da Área de Proteção Permanente (APP), de modo a causar o menor impacto ambiental possível na área. “Em situações de chuvas intensas, a água extravasa o leito do canal e escoa pela avenida, causando transtornos. O desassoreamento previne que esse tipo de situação ocorra”, completa Valença.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/11/prefeitura-realiza-desassoreamento-do-rio-jundiai-mirim/

Apoio