Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Anatel já registra 620 mil cadastros em site que permite bloqueio de ligações de telemarketing

Publicada em 17/07/2019 às 12:23

Cerca de 620 mil pessoas se cadastraram, até as 17h desta terça-feira (16), no site “Não me perturbe” no primeiro dia de operação do serviço, segundo informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O site permite ao consumidor pedir para não receber mais ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação.

O cadastro nacional, criado pelas empresas do setor, ficou conhecido como lista de “não perturbe”. O site entrou no ar nesta terça. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), a plataforma recebeu durante o dia, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã.

Pouco antes das 14h, o site estava sobrecarregado, o que dificultava a realização de novos cadastros. A mensagem exibida na página era a seguinte: “Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu registro, por favor tente novamente”.

O cadastro foi criado pelas empresas de telecomunicações após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma ou todas as empresas. A lista não vale para outros serviços, como ligações de bancos.

O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.

O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente

Passo a passo

Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação, o usuário deve acessar o site (clique aqui para acessar) e se cadastrar, criando um login (com e-mail) e uma senha. Na sequência, terá de informar o CPF. Depois, basta cadastrar o número do telefone (celular ou fixo) que deseja bloquear – é possível cadastrar mais de uma linha. No último menu, o usuário pode selecionar quais companhias quer bloquear.

(G1)


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/17/anatel-ja-registra-620-mil-cadastros-em-site-que-permite-bloqueio-de-ligacoes-de-telemarketing/

Apoio