Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Hospital São Vicente promove campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Publicada em 24/07/2019 às 16:37

Julho é considerado o mês nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Para promover a conscientização e a prevenção entre pacientes, acompanhantes e colaboradores, a equipe de fonoaudiologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), sob coordenação do Dr. Daniel Gimenez, tem desenvolvido campanha desde o dia 19, com entrega de material informativo, cartazes, camisetas e adesivos. O encerramento será no dia 30, com a apresentação de pacientes laringectomizados que integram o coral “Voz da Esperança”, às 10h30.

Foto de adesivo de campanha contra o câncer colado em blusa de mulher

Adesivos do Julho Verde são distribuídos em campanha de conscientização no Hospital São Vicente de Paulo

A fonoaudióloga Bruna Fulachi explica que a equipe está distribuindo material fornecido pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG-Brasil). “O tabagismo é uma das principais causas de câncer na região de cabeça e pescoço, por isso, dentre outros aspectos, queremos impactar as pessoas e chamar a atenção para o risco do consumo de cigarro”, alerta.

De acordo com a ACBG-Brasil, o câncer de cabeça e pescoço é o nome comum dos tumores que nascem na região das vias aéreo-digestivas, como amígdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe (onde a voz se forma), língua e seios paranasais.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que entre 2018-2019, sejam diagnosticados 640 mil novos casos de câncer. Sendo os principais entre homens. Entre os cinco tipos de câncer mais frequentes estão: Próstata (31,7%); Cabeça e pescoço (8,9%); Traqueia, brônquio e pulmão (8,7%); Cólon e reto (8,1%) e Estômago (6,3%).

Segundo a fonoaudióloga, é importante ficar atento aos sinais da doença. Atenção a feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas. “Nestes casos é essencial procurar o atendimento médico”, orienta.

Coral especial

O coral “Voz da Esperança” é formado por pacientes que passaram pelo procedimento de laringectomia, (cirurgia para remoção total ou parcial da laringe) e por acompanhantes. O encerramento das atividades alusivas ao Julho Verde ocorrerá no Cuidados Paliativos.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/24/hospital-sao-vicente-promove-campanha-de-prevencao-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/

Apoio