Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

HU orienta sobre como evitar o estresse da volta às aulas ou ‘primeiro dia’ de aula

Publicada em 26/07/2019 às 12:27

Fim de férias. E a volta às aulas ou o primeiro dia de aula significa separação e, portanto, pode provocar sofrimento tanto para os pais quanto para a criança se não houver um tempo de preparação. A psicóloga Adriana Ferigato Toffolo, do Hospital Universitário, lembra que os pais normalmente se angustiam, inseguros sobre à adaptação à nova rotina. Adverte, contudo, que para a criança nem sempre este primeiro dia é motivo de sofrimento. Em geral ela se sente com medo, ansiosa e curiosa com o novo ambiente e a experiência. Mas no geral, têm sentimentos naturais e saudáveis proporcionado sempre pelas mudanças.

É importante que os pais preparem e deem segurança aos filhos para evitar estresse no primeiro dia de aula

Segundo Adriana, a insegurança e receio dos pais podem influenciar na forma com que a criança vai enxergar a nova fase, fazendo com que ela também se sinta insegura no primeiro dia de aula. “O rumo dessa fase de adaptação pode mudar muito quando os pequenos sentem o medo dos pais”, explica a especialista. Para que os filhos se sintam apoiados e capazes de enfrentar estes primeiros dias de aula, é importante a persistência amorosa, sempre procurando entender os motivos da criança e dialogando de modo seguro com ela.

Antes do início das aulas, o diálogo é imprescindível para a criança entender qual a razão de ir à escola e o que isso a trará de positivo. Fazer com que ela se sinta participativa nos preparativos também pode ser um fator de entusiasmo, assim como a presença da criança na compra de materiais escolares e uniformes. Antes do início das aulas, os pais também podem levar a criança à escola para que ela conheça o ambiente, os profissionais e os alunos, se sinta acolhida e ciente de que este representa um local de novos aprendizados e boas experiências.

Adriana reforça a importância dos pais estarem cientes de que esta fase de adaptação depende dos recursos emocionais (tolerância à frustração, nível de autonomia, independência, dentre outros) que a criança tem para lidar com tudo isso, inclusive com as influências externas que o próprio ambiente representa. Avisa que os pais devem evitar a ausência de rotina e horários, bem como a tendência em ceder às solicitações das crianças em não querer ir para escola. Usar desses recursos é o meio possível de evitar um nível alto de estresse, tanto para os pais quanto para a criança.

(Fonte e imagem: HU)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/26/hu-orienta-sobre-como-evitar-o-estresse-da-volta-as-aulas-ou-primeiro-dia-de-aula/

Apoio