Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Doce de Leite “made in Jundiaí” faz sucesso mundo afora

Publicada em 27/07/2019 às 15:15

A história de amor entre a chef de cozinha e confeiteira, Fabiana da Costa Carli e a terrinha querida, também conhecida como Jundiaí, começou há 8 anos, quando em 2010 o seu esposo recebeu uma proposta de emprego na cidade e assim, o casal enxergou a oportunidade de criar a filha Isabella em um local com maior tranquilidade. Sendo assim, em dezembro do ano seguinte, a família se mudou para cá.

Para a Chef Fabiana, cozinhar é puro amor

Nascida em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ela conta que a culinária sempre fez parte de sua vida. Aos 7 anos começou a fazer bolos e aos 10, o primeiro curso de chocolates, iniciando as vendas na Páscoa. “Sou a terceira geração de cozinheiras da minha família. Minha avó materna era doceira, a minha avó paterna boleira, e minha mãe aprendeu com as duas”, comenta. E acredite, o trabalho era todo compartilhado, Olímpia, sua mãe, embalava, enquanto a produção ficava por conta dela.

Quando questionada sobre a importância da culinária em sua vida, ela não poupa elogios. “Cozinhar é puro amor! Não há nada melhor do que se reunir e compartilhar com as pessoas queridas o alimento que foi preparado com amor. Minhas melhores lembranças são ao redor de uma mesa”, destaca.

Hoje, morando no bairro da Samambaia, ela criou a Kando – especialidade Gourmet, que tem uma história toda especial. “Sempre li muito e há alguns anos estava fazendo uma pesquisa sobre palavras que representavam sensações e Kando apareceu. Senti uma afinidade imediata com as palavras porque esse é o objetivo de cozinhar: fazer as pessoas se sentirem bem, felizes e amadas além de alimentadas, com uma sensação tão boa que não dê para descrever”, comenta.

O estabelecimento que trabalha com especialidades quentes (salgadas) e doce, tem um carro chefe, o famoso doce de leite “made in Jundiaí”. “O doce de leite com café é o nosso carro chefe. Ele é preparado de forma 100% artesanal como as minhas avós faziam. Começamos com a redução do leite e do café, depois adicionamos o açúcar e o bicarbonato de sódio para não talhar o doce e cozinhamos em fogo brando por aproximadamente 13 horas, dependendo da quantidade”, explica. Fabiana também comenta que o grande segredo é amar cozinhar e ter muita paciência, principalmente porque quando começa o processo de fazer o doce não se pode ter pausa até envasar e geralmente leva até 17 horas seguidas.

MADE IN JUNDIAÍ 

Os doces ganharam tanta fama que passaram a ser importados para outros países. “Tenho clientes, amigos e parentes maravilhosos! Vários deles estão sempre viajando e resolveram levar o doce como presente, assim o nosso doce já atravessou uma boa parte do mudo, como Orlando, Nova York, Estrasburgo na França e pelo Brasil todo”, contou.

Doce de Leite já foi para Nova York e Orlando

O negócio cresceu tanto que a chef resolveu lançar a série de postagens nas redes sociais como “Ganhando o mundo”, com os cliques dos clientes e amigos com o doce em vários pontos turísticos espalhados por aí.

Quando o assunto é futuro, Fabiana conta que o plano inicial era ter um trabalho que fizesse-a feliz, meta essa que já foi cumprida. “Daqui por diante é ficar atento às oportunidades e crescer mantendo a produção artesanal”, finalizou.

(Texto: Caroline Ferreira/Imagens: Arquivo Pessoal)


Leia mais CidadesDestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/07/27/doce-de-leite-made-in-jundiai-faz-sucesso-mundo-afora/

Apoio