Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Moradores de Ivoturucaia visitam TVTEC e se surpreendem

Publicada em 01/08/2019 às 12:22

Um grupo moradores do bairro de Ivoturucaia visitou a superintendente da TVTEC, jornalista Mônica Gropelo, na manhã desta quinta-feira (1). Os moradores, acompanhados do vereador Rogério Ricardo da Silva, foram conhecer os cursos gratuitos da emissora, da Prefeitura de Jundiaí, primeira escola pública municipal gratuita de tecnologias digitais e produção audiovisual do País, em convênio com o Centro Paula Souza (CPS).

Foto de grupo de pessoas

Equipe da TV TEC como moradores de Ivoturucaia, o vereador Rogério e a jornalista Mônica Gropelo

“Para nós essa visita é importante. A TVE, transformada em TVTEC, criou a alternativa dos cursos, de levar formação para as pessoas. Entrou num conceito prático de utilidade pública: agora não é só a televisão que vai até o espectador. Agora, ela oferece e se abre para quem precisar de formação, dá um retorno positivo”, comenta Rogério.

Segundo ele, a Prefeitura já apoia a população economicamente vulnerável de Ivoturucaia com os cursos de Elétrica, Designer de Sobrancelhas, Pedreiro e outros que leva até o bairro. “Acabamos constatando com a superintendente da TV que existe a possibilidade de levar os cursos da TVTEC também para o bairro”, explica. “Agora, vamos conversar com o prefeito Luiz Fernando Machado para, com o empenho das lideranças do bairro, viabilizar isso que é muito importante”, completa.

Mônica recorda que a emissora está dentro do conceito de economia criativa e escola inovadora proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado para tirar a antiga TVE Jundiaí do padrão analógico e unilateral de comunicação. “A emissora saiu do padrão analógico para o digital, de fonte de informação para incentivadora e parceira de empreendedores: quase duas mil pessoas já passaram pelos nossos cursos e boa parte se estabeleceu nos seus próprios negócios”, avalia. “Um próximo passo será levar os cursos onde houver demanda e, pensamos também, de algum modo, no Ensino a Distância”, revela.

O jornalista Pedro Vitorino que conheceu o bairro de Ivoturucaia há 35 anos e mora ali faz 15 anos. “Fiquei surpreso. Eu conhecia o Complexo Argos por fora, posso dizer. Não tinha a menor ideia do que se realiza aqui dentro, da importância. E hoje pude ver as aulas, as salas com gente, um lugar cheio de vida”, argumenta. “E mais surpreso ainda de saber que existe a possibilidade de se estender o projeto dos cursos até a periferia e isso já estava nos planos da emissora”.

Outro morador de Ivoturucaia, Edson Bianchini, aposentado, explicou o motivo da visita: “Viemos até a televisão a convite da Mônica Gropelo. Eu pensava que conhecia o que se fazia aqui, mas confesso: estou muito admirado. Vou me empenhar com esse grupo para, junto com o prefeito, a gente levar esses cursos de tecnologia e produção audiovisual até as pessoas, os jovens do bairro”, anima-se Edson.


Leia mais DestaqueNotíciasTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/01/moradores-de-ivoturucaia-visitam-tvtec-e-se-surpreendem/

Apoio