Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Projeto ensina a alunos de Emebs a importância de lavar as mãos

Publicada em 02/08/2019 às 12:56

Ao ser perguntado se lava as mãos, Antonio Davi Lumasini, de 5 anos, é sincero: “Em casa eu lavo de vez em quando… aqui na escola eu lavo mais”. Ele é um dos quase 500 alunos da Emeb Luiz Bárbaro, na Ponte São João, que está participando do projeto Vamos Brincar, uma iniciativa da Unidade de Gestão da Educação (UGE) para estimular hábitos saudáveis entre as crianças.

Adriana Martinelli e o filho Henrique, de 5, envolvidos na lavagem das mãos: famílias serão convidadas a participar do projeto

O projeto, realizado em parceria com a organização Sésamo e o Instituto Avisa Lá, faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí e entrou em funcionamento este mês em 14 escolas da rede municipal. Tem como base cinco eixos que serão desenvolvidos ao longo do ano: consciência do corpo, alimentação saudável, atividade física, autorregulação e cuidado pessoal.

É nesse último item que se encaixa o objetivo “Vamos lavar as mãos”, que está sendo ensinado às crianças. Antes disso, supervisoras, diretoras e professores passaram por uma formação específica para levar o conhecimento aos alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica da Emeb, Aline Rebuci Rodrigues, mesmo os adultos às vezes têm dificuldade em incorporar esse hábito. “Lavar as mãos é importante, e não é só ‘passar uma água’, como muitos fazem. Para ser eficaz, é preciso fazer da maneira correta, como orientamos as crianças a fazerem”, conta.

Além da explicação das professoras, um painel no alto da pia coletiva ensina os sete passos para a lavagem correta. “A lavagem das mãos evita a transmissão de doenças e é considerada tão primordial que existe anualmente uma campanha de conscientização mundial realizada pela Organização Mundial de Saúde” diz Aline, reforçando as situações em que a higienização das mãos é obrigatória: as principais são antes de se alimentar, depois de usar o banheiro, antes de manipular alimentos e depois de tocar no lixo.

A família também será envolvida na ação: nos próximos dias 13 e 14, serão realizadas reuniões de pais e o objetivo do projeto será apresentado a eles. “As crianças são multiplicadoras, e envolver a família é importante para que os hábitos saudáveis sejam incorporados na rotina”, diz Aline.

Apesar de parecer simples, lavar as mãos pode ser um hábito difícil de ser adotado pelas crianças – mas na escola isso fica mais divertido. “É um projeto excelente, porque em casa é uma luta, mas aqui na escola ele faz isso brincando”, diz Adriana Lima da Silva Martinelli, mãe de Henrique, de 5 anos.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueEducaçãoSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/02/projeto-ensina-a-alunos-de-emebs-a-importancia-de-lavar-as-maos/

Apoio