Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí transforma lodo de esgoto em fertilizante

Publicada em 05/08/2019 às 12:29

A estação de tratamento de esgoto de Jundiaí recebe 1100 litros de esgoto por segundo. Do local saem água tratada, que é despejada novamente nos rios, e o lodo. O resíduo costuma ser um problema. Na maioria das cidades, ele é descartado em aterros sanitários. Em Jundiaí, no entanto, o lodo é utilizado como fertilizante.

Jundiaí é a única cidade do país que há quase 20 anos transforma material proveniente do lodo de esgoto em adubo

Todos os meses, cinco mil toneladas de lodo são retiradas da água e levadas para um galpão da Companhia de Saneamento, onde começa o processo de compostagem.

O agrônomo Fernando Carvalho foi quem trouxe a Jundiaí a ideia de transformar o lodo em fertilizante. O processo já é feito há um bom tempo em países como os Estados Unidos. No Brasil, Jundiaí é o único município que produz em grande escala.

Fernando conta que o fertilizante é uma importante fonte de matéria orgânica e de nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e micronutrientes (cobre, zinco, molibdênio e bório). Ele diz que, além de oferecer uma fertilização orgânica, a iniciativa garante uma fertilização biológica. A diversidade microbiana ajuda, em certos casos, a combater doenças de plantas.

Assim que o lodo é descarregado, ele recebe a adição de cavacos de madeira, que é a fonte de energia para que os microorganismos comecem o trabalho de compostagem. A cada 2 dias, uma máquina revira e oxigena o material. Leva 60 dias para o lodo ser transformado em fertilizante. A partir daí está pronto para ser comercializado.

O fertilizante feito a partir do lodo em Jundiaí pode ser utilizado em grandes culturas, como citros, café, cana-de-açúcar e plantações de frutas de clima temperado. O uso só não é permitido em hortaliças e pastagens por uma questão de segurança.

Do total, 80% do fertilizante produzido em Jundiaí é vendido para grandes lavouras de café, laranja e cana-de-açúcar. O material também desperta o interesse de produtores de uva.

O agricultor Márcio Tancredi tem apostado nesse fertilizante para o sucesso da colheita. O sítio dele conta com 97 mil pés de uva, a maioria das variedades niagara e isabel. O fertilizante tem sido mais utilizado na área onde o produtor experimenta o cultivo de 17 outras variedades, muitas vindas do sul do Brasil.

Assista a matéria da TVTEC na íntegra:

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/2375324579380232/


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/05/jundiai-transforma-lodo-de-esgoto-em-fertilizante/

Apoio