Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí mantém um caso confirmado de sarampo

Publicada em 09/08/2019 às 18:48

A Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS),  divulga nesta sexta-feira (9), o Boletim Epidemiológico Sarampo atualizado para a doença. A cidade mantém um único caso confirmado de Sarampo e 28 suspeitos, todos com as ações de bloqueio realizadas. Jundiaí registra 100% das crianças de 1 ano imunizadas com a dose Tríplice, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (dados de maio/2019). A oferta da dose é feita para os públicos determinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS).

Vacina Tríplice (Sarampo – Caxumba – Rubéola) é oferecida para os públicos determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde

Apesar de apenas um caso confirmado, o MS inseriu Jundiaí e outras cidades paulistas na mesma condição (1 caso positivo) em uma lista como cidade com ‘surto-ativo’ da doença. “Os critérios usados pelo MS não foram divulgados para esse tipo de classificação. Até o momento, Jundiaí conta com apenas um caso confirmado e 28 suspeitos, em perfis populacionais variados, não classificando como situação de surto. Estamos no aguardo dos esclarecimentos, que devem chegar na próxima semana”, explica a gestora da UGPS, Daniela Paganini, em substituição ao titular.

A cidade permanece com a orientação de vacinação para pessoas nascidas a partir de 1960, – havendo a necessidade de registro de duas doses para quem tem até 29 anos e 1 dose para quem tem 30 anos ou mais -. As doses são liberadas a partir de um ano, conforme as determinações da SES sobre a oferta de vacina contra o sarampo. “Qualquer alteração de conduta é determinada pelo Estado, com base na situação epidemiológica identificada a partir de dados e análises feitas pelos técnicos estaduais”, explica a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

As doses da imunização estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs e são aplicadas para o público entre 1 ano a 29 anos, que não tenham o registro de duas doses da vacina, ou para quem tem 30 anos ou mais, sem o registro de uma imunização em carteira vacinal. Quem não possui o documento e não tem a confirmação da vacinação, deve procurar uma unidade para receber a dose.

O Boletim Epidemiológico de Sarampo pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Jundiaí.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/09/jundiai-mantem-um-caso-confirmado-de-sarampo/

Apoio