Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Detentos do semiaberto reforçam ações de manutenção em Jundiaí

Publicada em 20/08/2019 às 18:00

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) assinaram, em abril deste ano, um convênio para execução de serviços de limpeza urbana, conservação e manutenção de espaços públicos no Município pelos detentos do semiaberto. “Nosso objetivo é dar a um grupo de detentos a chance de retornar ao convívio social e otimizar os serviços realizados na cidade. Trata-se de um complemento às ações de zeladoria que realizamos”, pontuou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Objetivo é dar ao grupo de detentos a chance de retornar ao convívio social e otimizar os serviços realizados na cidade

O DCSS realiza os reparos solicitados por todas as Unidades de Gestão da Prefeitura e, por isso, a demanda é alta. A ajuda dos reeducandos é importante, ressaltou o diretor Edimário Mendes da Silva. “Atualmente, com o reforço proporcionado por esses dois trabalhadores, nós conseguimos atender demandas urgentes em até 24 horas”, garantiu. Os jovens fazem reparos em peças de ferro como portões, corrimões e grades, além de realizarem também solda em caminhões quando necessário.

Desde a assinatura do convênio, os cerca de 70 reeducandos participantes da iniciativa já contribuíram para a manutenção da cidade em várias áreas. No bairro Almerinda Chaves, por exemplo, uma equipe concluiu recentemente a concretagem de várias vielas e, atualmente, atuam em reparos na Praça Onofre Canedo. Uma outra equipe já realizou manutenções gerais nos parques do Morada das Vinhas e Jardim do Lago. Na próxima etapa vão atuar no Jardim do Lago.

Um dos serviços principais contemplados pelo convênio é o de corte de mato. Nos quatro meses de atividade, os reeducandos já fizeram a conservação de 15 mil metros lineares em vários bairros de Jundiaí, deixando a cidade mais limpa e bem conservada.

A jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para almoço. A Prefeitura paga diretamente à FUNAP o valor de R$ 998 por mês por cada reeducando participante do convênio, além de vale-alimentação e vale-transporte. O repasse do valor para o reeducando é de responsabilidade da Fundação, assim como os aspectos relativos à segurança e fiscalização do serviço.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/20/detentos-do-semiaberto-reforcam-acoes-de-manutencao-em-jundiai/

Apoio