Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fundador do primeiro Pronto Socorro de Jundiaí aprova ‘Acolha um Quarto’

Publicada em 21/08/2019 às 14:37

O médico Roberto Anania de Paula esteve visitando o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) nesta semana e recordou momentos significativos de sua vida acadêmica e profissional na cidade. Radicado em Jundiaí desde 1.972, foi o responsável pela instalação e direção do Pronto Socorro Municipal no ano seguinte.

Ao lado do doutor Itibagi Rocha Machado (esquerda), doutor Roberto Anania de Paula recorda a história do São Vicente

Professor Emérito de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o “Dr. Anania”, como é conhecido, recorda que quando a FMJ foi instituída em 1.969 também foi criado o Pronto Socorro Municipal (PSM), vinculado à faculdade e que foi instalado quatro anos após. Na época a cidade só dispunha do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência (SAMDU), localizado onde hoje fica o prédio do INSS. E foi assim que a coletividade jundiaiense ganhou seu PSM no São Vicente, instalado inicialmente na Rua Anchieta.

Nestes 46 anos de existência, inúmeros procedimentos médicos e hospitalares foram agregados a este projeto, a começar pelo atendimento às vítimas de acidentes na Via Anhanguera, que foi precursor do projeto Resgate e SAMU, unidades de cuidados intensivos, atendimento neurológico, traumatológico e cirúrgico de urgência. Hoje, Jundiaí se destaca e inúmeros setores comunitários, inclusive na saúde. O PSM e o HSV, juntamente com o Hospital Universitário (HU), são os pilares da saúde pública e atendem toda a complexidade médica do aglomerado urbano que beira a 1 milhão de habitantes.

O HU da FMJ também está totalmente estruturado e especializado no atendimento materno-infantil comunitário de alto risco de toda a região. “Sempre questionei a presença da comunidade na colaboração com os equipamentos médicos e hospitalares. Vejo isto de forma muito presente em Barretos, minha cidade natal, e agora de uma forma muito entusiasmante no HSV, minha cidade adotiva. Jundiaí está respondendo ao projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ de maneira marcante pelos munícipes, médicos, funcionários e empresários”, comentou o médico.

(Fonte e imagem: Hospital São Vicente de Paulo)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/08/21/fundador-do-1-o-pronto-socorro-de-jundiai-aprova-acolha-um-quarto/

Apoio